1ª Caminhada SIGA V Brotas é sucesso no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em 1ª Caminhada SIGA V Brotas é sucesso no Parque das Dunas

g183dsc04585

“Foi bom demais, queria fazer isso todos os dias”. Esta frase de Elisete Rodrigues, 70 anos, define bem a sensação que os participantes da 1ª Caminhada SIGA (Sistema Integrado de Gestão Administrativa) V Brotas tiveram do Parque das Dunas. Foram cerca de 100 moradores de Brotas e entorno que no final do passeio ficaram satisfeitos e prometeram voltar. “ Isto aqui é maravilhoso, voltarei outras vezes com a nossa comunidade com certeza”, revelou o líder comunitário da região do Bariri, Sergio da Silva.

Foram realizadas três trilhas interpretativas, adequadas para idade dos participantes. O primeiro grupo de crianças e idosos foi acompanhado pelo biólogo da UNIDUNAS, Rogério Carvalho, o segundo, de Agentes Comunitários foi guiado pelo mestre em Ecologia, Givaldo Reis e a última turma, de Agentes Comunitários de Saúde, tiveram aula com o presidente da UNIDUNAS, Jorge Santana.

Todos os participantes conheceram o ecossistema de dunas, lagoas e restinga, que pertence a APA do Abaeté, mas a menor trilha, de uma hora e meia, pareceu ter sido a mais divertida. “Eu até me molhei na lagoa, foi legal demais”, contou aos risos Carlos Alberto Miranda, de oito anos. Já o presidente da Associação dos Agentes de Saúde, Enádio Pinto, destacou o perfeito estado de conservação do ecossistema. “Impressionante como este local permanece conservado, precisamos lutar para que continue assim”.

Estiveram presentes ainda no encontro a presidente da Associação Comunitária Santa Luzia, no Engenho Velho de Brotas, Lídia Moreira, o Administrador Regional do SIGA, Marcelo Maia e o Chefe de Articulação que promoveu todo o evento, Silva Santos.

SIGA
Existem em Salvador 18 SIGAS que atuam diretamente com a comunidade com o objetivo de promover debates, reuniões e projetos que beneficiem a população. O SIGA V, localizado em Brotas, dão cursos de manicure, cabeleireira, inglês, computação, além de promover eventos como a 1ª Caminhada no Parque das Dunas.

Por Mariana Sena