Alunos do Senai/Cetind participam de aula prática no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Alunos do Senai/Cetind participam de aula prática no Parque das Dunas

g423p1030399

 

Alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Senai/Cetind, sediado em Lauro de Freitas, participaram de uma aula em campo no Parque das Dunas, no bairro de Praias do Flamengo. O evento aconteceu na ensolarada manhã de sábado do último dia (25).

Quem programou a aula foi o professor Givaldo Reis, que leciona a disciplina de Análise Fisico-química e Biológica da Água e também é diretor da UNIDUNAS. Segundo ele, a experiência consistiu num estudo de análise comparativa entre a Lagoa Vitória, localizada no Parque das Dunas, e a Lagoa do Flamengo, que fica na segunda ponte de Praia do Flamengo. “Com esta atividade os alunos poderão perceber a diferença entre uma lagoa de área preservada e uma de local impactado”, citou Reis.

De acordo com Givaldo, os testes realizados estão em fase de conclusão, no entanto é possível afirmar que a Lagoa Vitória tem melhores condições que a do Flamengo. “Podemos constatar plantas aquáticas bioindicadoras de poluição na Lagoa do Flamengo, que não estão presentes na Lagoa Vitória”, ensinou aos alunos. Ele ressalta que este problema está em função das localidades em que se encontram. “Uma está em local antropizado, cercado de condomínios e estradas, a outra se encontra protegida por uma mata praticamente virgem”, comentou.

A aula teve início às 8h e término às 12h. No encerramento, os alunos foram contemplados com o receptivo ambiental do Parque das Dunas, composto de frutas e água mineral. “Os alunos ficaram satisfeitos com a experiência em campo”, concluiu Reis.

Por Felipe Santana