Animais silvestres recuperados são soltos no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Animais silvestres recuperados são soltos no Parque das Dunas

g432solturaanimaissilvestrescetasunidunas2O estado de conservação das dunas do Flamengo é referência para os profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres Chico Mendes – Cetas, organização do Ibama localizada no bairro do Cabula, em Salvador. Na manhã de hoje (28), técnicos da instituição fizeram a soltura de animais silvestres no Parque das Dunas. Estudantes do Colégio Equipe, de Lauro de Freitas, que faziam uma trilha interpretativa no local, acompanharam a ação.

Duas jibóias, um teiú, uma iguana e um gavião carijó, recuperados pelo Ibama, foram reinseridos em seu habitat natural. Segundo o técnico Paulo César, funcionário do Cetas, o lugar é propício para o ato. “A área é excelente, estas espécies também são encontradas neste ecossistema”, afirmou César. Não foi a primeira vez, em maio e junho de 2012 a organização do Ibama já havia promovido a soltura de animais silvestres no Parque das Dunas.

A ação aconteceu sob os olhos atentos de 22 alunos do Colégio Equipe, que visitavam o Parque das Dunas e voltavam de uma trilha interpretativa. A idéia da aula em campo foi do professor Gustavo Ribeiro, que já trouxe outras turmas ao local. “Os jovens puderam perceber como o ecossistema de restinga é importante para a nossa cidade”, afirmou. “Ainda foram agraciados com a sorte de ver animais silvestres sendo recolocados na natureza. Foi uma experiência única que com certeza eles vão levar para sempre em suas vidas”, concluiu Ribeiro.

A soltura aconteceu às 11h30 nas imediações da Lagoa Vitória e contou com a participação de técnicos do Parque e do Cetas. Com câmeras e celulares em punho, os estudantes presenciaram as serpentes, os lagartos e o pássaro se tornarem livres outra vez. Confira as fotos da ação na seção de Fotos do site.

Por Felipe Santana