Ativação do Minhocário do Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Ativação do Minhocário do Parque das Dunas

g3732012-07-2809.34.36

 

Na manhã do último dia 28 de julho de 2012, a equipe técnica da UNIDUNAS ativou o minhocário do Parque das Dunas. A estrutura vai servir para a produção de húmus e também terá fins didáticos.

A instalação recebeu cerca de 30 minhocas que se reproduzirão com o decorrer do tempo. Além disso, à partir de sua excreção, os animais produzirão húmus. Segundo o biólogo Rogério Carvalho, este elemento tem alto valor nutricional para vegetais. “É um adubo de melhor qualidade por evitar ações de patógenos, seres que trazem danos à saúde da planta, mantendo-a saudável”, afirma. O minhocário também terá função didática, onde estudantes e até mesmo visitantes do Parque poderão ver na prática a importância ecológica da minhoca na sua relação com os vegetais.

Como rege a responsabilidade ambiental do Parque, na produção da estrutura foram usados restos de vigas de cimento das cercas que delimitavam antigas propriedades da área. “Com a experiência que teremos com este minhocário, construiremos novas estruturas para produção em larga escala, buscando, além da sustentabilidade do Parque, suprir as demandas de húmus para condomínios e empreendimentos do entorno”, ressalta o presidente da UNIDUNAS Jorge Santana. As mesmas vigas foram utilizadas na confecção das bancadas do Horto de Restinga.

Com 2m de largura por 1m de comprimento, a estrutura foi produzida com vigas e cimento. Uma manta chamada “bidim” separa o solo do minhocário. Seu conteúdo foi preenchido com esterco de gado e umedecido, para então depositar as minhocas.

Por Felipe Santana