Audiência Pública do Projeto de Implantação do ECOPOSTO na Av.Carybé

Notícias Comentários desativados em Audiência Pública do Projeto de Implantação do ECOPOSTO na Av.Carybé

Na tarde do último sábado, 13/06, aconteceu no Parque das Dunas a Audiência Pública do posto da Av. Carybé em Stella Maris

A Audiência contou com a presença do Promotor do Ministerio Publico Heron Santana, proprietários da área a ser construída, Lutero Maurício( autor do Projeto ECOPOSTO), vereadora Vânia Galvão, Sandoval Guimarães (autor do projeto de lei de criação do Parque das Dunas), Vereador Eliel do PV, Lideres Comunitarios, Professores, Técnicos e especialista em meio ambiente e demais autoridades
A audiência teve o objetivo de propiciar a comunidade o direito a participação nas decisões a ser tomadas diante da implantação do ECOPOSTO, portanto o Promotor Dr. Heron esclareceu o príncipio da participação que está previsto em lei e então pediu que os presentes escolhessem se preferiam eleger representantes de cada entidade para votar em nome de todos, ou que todos votassem. A maioria optou em eleger os representantes, sendo 9 no total.
O Sr. Lutero Maurício iniciou apresntação do novo Projeto denominado ECOPOSTO, e mostrou todas as inovações ecológicas a serem implantadas.
Quanto a retirada de dunas na época da implantação do Posto, disse que os proprietários estão cienets que serão aplicada as medidas mitigadoras.
Todos ouviram atentamente e logo em seguida, Rodrigo Guimarães se pronunciou levantando a questão da retirada das dunas e a devastação do local.
O Promotor Dr. Heron ouviu atentamente todas as falas e ao final delas propôs que somente quem não tivesse mais dúvidas sobre o Projeto do ECOPOSTO e tudo o que foi apresentado e esclarecido por ele , exercesse o voto. Do contrário daria um prazo para que um novo Projeto fosse reapresentado. A maioria dos presentes disseram estar preparados para votar, e assim fizeram.
Sendo somente 2 pessoas contra a implantação do ECOPOSTO.
Diante do exposto, ainda não foi aprovado a implantação do ECOPOSTO, as lideranças que votaram representando o povo vão se reunir para definir juntamente com o Ministério Público quais condicionantes serão aplicadas e os reparos para conter os danos e a fiscalização e acompanhamento dos acordos.
Vale relembrar que a UNIDUNAS pede a recuperação das dunas extraídas,e da vegetação retirada, deixando claro que a área a ser construída seja afastada da APP.