Augusto Queiroz: Parque das Dunas – uma experiência única no coração de Salvador

Notícias Comentários desativados em Augusto Queiroz: Parque das Dunas – uma experiência única no coração de Salvador

Tire os sapatos e caminhe livre sobre areias brancas e finas que são como uma carícia para os pés, numa leve massagem. Deixe-se levar pelo frescor do vento e a suavidade da brisa. Extasie-se com a beleza das flores nativas e o doce e exótico sabor dos frutos silvestres e, por momentos apenas, esqueça a neurose do trânsito e a violência do dia-a-dia e mergulhe na paz que só um ambiente natural e preservado como o Parque das Dunas de Salvador, localizado em Stella Mares, pode proporcionar.

Do alto da sua alegria, caminhe livre. Corra, se tiver vontade. Cante, se tiver vontade. Libere suas emoções e agradeça ao Criador por estar vivo e bem. Respire fundo e forte, como na infância e encha os pulmões com o ar puro da natureza. Faça silêncio dentro de si e ouça o som dos pássaros e o murmúrio da mata. O Parque das Dunas espera por você. Para marcar uma visita, trabalho em campo, pesquisa ou trilha interpretativa, ligue para a sede do parque (71) 3036-1399 ou envie um e-mail para “trilhas@unidunas.com.br”.

Posto Avançado da UNESCO

O Parque Municipal das Dunas é a primeira área de conservação ambiental de Salvador a alcançar o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA. Reconhecida pelo Programa Intergovernamental “O Homem e a Biosfera – MAB”, estabelecido pela UNESCO, a Reserva da Biosfera é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada participativa e sustentável dos recursos naturais.

A aclamação aconteceu durante a 23º Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, realizada no dia 28 de novembro passado na Reserva Natural Vale – Espírito Santo. Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela RBMA.

Criado em 2011, através da Lei Municipal nº 22.507, a Unidade de Conservação Municipal Parque das Dunas está localizado dentro da Área de Proteção Ambiental – APA Lagoas e Dunas do Abaeté. Seus 600 hectares de área, representam o último remanescente de dunas, lagoas e restingas de Salvador.

O Parque das Dunas, que receberá o título de Posto Avançado no primeiro trimestre desse ano de 2014, é o primeiro Posto Avançado de Salvador. A Bahia é o estado que possui o maior número de Postos Avançados no país; no Litoral Norte do estado são três: Reserva Sapiranga, Instituto Baleia Jubarte e Parque Sauípe.

Por Augusto Queiroz, jornalista e tradutor, atualmente desenvolvendo trabalho na área da comunicação pública em Brasília – DF
Fonte: http://digabahia.com.br/augusto-queiroz-parque-das-dunas-uma-experiencia-unica-no-coracao-de-salvador/