Aula inaugural do curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Notícias Comentários desativados em Aula inaugural do curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

g302dsc08732

Aconteceu ontem, dia 28 de maio de 2012, a aula inaugural do primeiro curso promovido pela Universidade Livre das Dunas – UNIDUNAS, com sede no bairro de Praias do Flamengo. Trata-se do curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável para a Guarda Municipal de Salvador (GMS) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental – COPPA, unidade especializada da Polícia Militar da Bahia (PMBA), tendo como objetivo a preparação dos profissionais de segurança pública municipais e estaduais para a Copa de 2014, ampliando a qualidade técnica dos seus serviços.

Previamente ao início da primeira aula, os alunos participaram de uma solenidade de abertura, onde, após o café da manhã fornecido pela UNIDUNAS, puderam conhecer o trabalho da instituição e os professores do curso. O professor Lutero Mauricio, que lecionará a disciplina de Ecologia, ficou encarregado das apresentações. A cerimônia contou com a presença do Superintendente da Guarda Municipal de Salvador, Coronel Sérgio Raykil; o Assessor Especial da SUSPREV, Tenente Coronel Peterson Portinho; o Sub-Comandante da Coppa, Capitão Moisés Brandão; e o Secretário Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP), Marcelo Abreu, que ressaltou a honra em participar da abertura do primeiro curso promovido pela Universidade Livre das Dunas. “Tenho que parabenizar principalmente a iniciativa da UNIDUNAS, um sonho que finalmente está se realizando”, afirmou Abreu.

Visivelmente emocionado, o presidente Jorge Santana comenta o acontecimento. “Transformar o Parque das Dunas em um núcleo de educação ambiental é meu objetivo há mais de 15 anos. Mais que isso, é um sonho”, afirmou Santana. A UNIDUNAS já promove cursos técnicos e profissionalizantes fruto de uma parceria com o SENAI. No entanto, esse é o primeiro produzido unicamente pela instituição. “É uma honra capacitar pessoas que defenderão o meio ambiente com conhecimento. Conhecer para preservar”, concluiu o presidente, acompanhado pelos professores Givaldo Reis, Mauricio Lutero, João Marcos e a diretora Enecila Moraes.

O curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável direcionado para as instituições de segurança pública municipal e estadual tem como objetivo capacitar os profissionais na esfera ambiental com uma grade curricular que abordará temas como ecologia, biomas brasileiros, legislação municipal, poluição, impactos ambientais, entre outros. Com carga horária de 48 horas, acontecerá entre os dias 28 de maio e 9 de junho de 2012.

Por Felipe Santana