Centro Integrado de Educação e Lazer – CIEL da Boca do Rio

Notícias Comentários desativados em Centro Integrado de Educação e Lazer – CIEL da Boca do Rio

O Parque das Dunas recebeu pela primeira vez na manhã dessa quinta-feira, 10/09, alunos da educação infantil e ensino fundamental do CIEL da Boca do Rio.
A turma de 51 alunos veio acompanhada de professores e monitores da Instituição e foram recebidos pela equipe da UNIDUNAS e conduzidos ao auditório onde assistiram a uma apresentação do ecossistema de dunas, lagoas e restinga ministrada pelo criador do Parque, Jorge Santana.
A trilha foi sob a orientação de Rafael Andrade, e juntos percorreram 1,5km num percurso de flora exuberante, permitindo o contato com as espécies características da restinga e também algumas endêmicas.
Rafael abordou aspectos importantes da restinga: vegetação, composição do solo, absorção da salinidade, armazenamento de água nos lençóis freáticos, e mostrou aos alunos as espécies biodincadoras da qualidade deste ambiente. Já nos percursos de lagoas, explicou a turma, a diferença entre lagoas perenes e lagoas intermitentes.
No retorno, todo o grupo conheceu a sala-verde, uma sala de aula (mirante) que permite a vista panorâmica da área do Parque das Dunas, e conduziu os alunos ao Meliponário, Minhocário e Galeria “SERES DA RESTINGA”, onde encerraram a visita com um receptivo de frutas.
Rosana Cristina, professora do CIEL, elogiou toda a recepção e atendimento da equipe, e avaliou como excelente a apresentação institucional e desempenho do guia. “Maravilhoso! Indico para aprofundamento dos estudos e contato com a natureza. Muito produtivo”.