CIRCUITO AMBIENTAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA

Fotos, Notícias Comentários desativados em CIRCUITO AMBIENTAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA

O circuito ambiental da RBMA, uma promoção da UCSAL durante a 19ª SEMOC, iniciou-se no posto avançado do ECOA, este posto inaugurou nesta última sexta feira , 21/10, seu primeiro equipamento voltado para a prática da conservação e proteção da biodiversidade, uma trilha ecológica interpretativa, na área verde do campus Pituaçu, batizada pelo governo da UCSAL, como “Parque Ecológico Universitário”. A inauguração da trilha foi brilhantemente celebrada com uma apresentação do Coral do curso de Música da UCSAL e a presença do Reitor o Pe. Maurício Ferreira.

Partindo ECOA-UCSAL, o grupo que somou entre alunos, professores, convidados e anfitriões, mais de 100 pessoas, foi formado por participantes da 19ª SEMOC, constituído também por professores da UCSAL, da UFRPE, da USP, Universidade das Ilhas Baleáricas e de Barcelona na Espanha, da Universidade do Minho e de Coimbra em Portugal. Durante a atividade tivemos também a presença de representantes da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do PPGPA/MPPA, da Fundação Garcia D`Ávila, do GAMBÁ, do RAN-ICMBIO, do PAN do Nordeste, do Instituto Baleia Jubarte e do Parque das Dunas.

A primeira parada do grupo foi no Castelo Garcia D`Ávila onde visitaram o sítio histórico e foi possível ouvir sobre a história local, em seguida visitaram o Instituto Baleia Jubarte e ouviram sobre os seus projetos, ações e perspectivas futuras. A manhã se encerrou na Reserva Sapiranga, onde visitaram o projeto Floresta Sustentável, e foi possível ouvir sobre todos os seus projetos, com recuperação ambiental e SAF, naquele local foi oferecido um lanche e em seguida o grupo se dirigiu para a praia do Flamengo e visitou mais um posto avançado.

No Parque das Dunas, foram recebidos por toda a equipe da unidade e o seu coordenador, que nos falou sobre o parque, sua história e suas perspectivas e atividades em desenvolvimento.

No auditório a Pró Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da UCSAL fez o encerramento formal, e coordenador do PPGPA fez o lançamento do projeto institucional “Projeto Calango do Abaeté” que é um projeto em parceria com o RAN-ICMBIO e visa proteger esta espécie ameaçada, e o gestor do Parque das Dunas finalizou convidando todos para um momento de confraternização. O Parque das Dunas, ofereceu aos participantes um lanche tropical, regado a música popular e um por do sol muito bonito, fechando com chave de ouro o dia e a 19ª SEMOC.