Conselho Gestor da APA do Abaeté se reúne no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Conselho Gestor da APA do Abaeté se reúne no Parque das Dunas

g488dsc06213

Aconteceu esta manhã (28), no Parque das Dunas, sediado no bairro de Praias do Flamengo, a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté no ano de 2012. O evento teve como objetivo a renovação de membros da organização.

As renovações do conselho acontecem a cada dois anos. Desta vez, novas instituições, dos segmentos particular, público e sociedade civil, aderiram ao biênio de 2012 a 2014. Segue a lista:

Hotel Praia da Sereia
Hotel Mar Brasil
Barraca do Lôro
Grow Viagens e Turismo
Posto Stella Maris

Grupo de Capoeira Camugerê
Ganhadeiras de Itapuã
Associação Rede de Profissionais Liberais pela Cidadania
Terreiro de Candomblé Aloyá

Guarda Municipal de Salvador
Secretaria de Turismo do Estado
CODESAL – Defesal Civil de Salvador
Colégio Rotary de Itapuã

A pauta principal da reunião foi a renovação do conselho. No entanto, a polêmica sobre o projeto de ampliação aeroportuária da INFRAERO nas dunas do Abaeté não foi esquecida pelo ambientalista Maurício Lutero, que propôs uma atitude. “A idéia é que, através de uma moção, o conselho gestor se posicione contra esta ampliação que vai tomar 6 dos 8 milhões de metros quadrados do maciço norte da APA”, afirmou Lutero. A iniciativa foi apoiada pela grande maioria dos membros, que já indicaram uma comissão técnica para desenvolvê-la.

O presidente da UNIDUNAS, Jorge Santana, também é membro do conselho gestor e se manifestou diante do assunto. “Esperamos que a INFRAERO, o Governo do Estado e os órgãos competentes apresentem uma alternativa menos impactante para que a 3ª pisat seja implantada. Não somos contra a ampliação, somos contra um projeto que vai destruir cerca de 80% da nossa APA”, afirmou Santana.

O evento, que aconteceu na sala de aula Restinga, teve início às 8h30 com um café da manhã promovido pelo Parque das Dunas e durou até às 11h.

Por Felipe Santana