Dia da Árvore é comemorado com plantio de vegetação extinta.

Notícias Comentários desativados em Dia da Árvore é comemorado com plantio de vegetação extinta.

g140diadaarvoreinvasao004

Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e início da Primavera (dia 23), os alunos do curso de Agente de Fiscalização Ambiental, parceria da UNIDUNAS e do SENAI, plantaram hoje, a árvore em extinção, Kielmeyera Reticulata Saddi, no Parque das Dunas.

A espécie arbórea plantada não tem nome popular, mas já é um bastante conhecido do Biólogo da UNIDUNAS, Rogério Carvalho. “Essa vegetação pode chegar a 4 metros de altura e ocorre em solos arenosos salinos. Aqui no Parque das Dunas ainda temos algumas espécies”, revelou o biólogo enquanto plantava a muda.

A ação teve como objetivo sensibilizar os alunos quanto à importância da preservação da vegetação de restinga, ecossistema característico do local, que pertence ao Bioma Mata Atlântica. “A restinga vem para reflorestar as bordas litorâneas e cria obstáculos que barram ou redirecionam os ventos que carregam as areias, seguram essa areia com as suas raízes, ramos e folhas e contribuem para amenizar o clima da região”, explicou Jorge Santana, presidente da UNIDUNAS.

A iniciativa contou ainda com a participação da Guarda Municipal de Salvador, que pretende fazer a segurança do Parque das Dunas. “São atitudes como essa que nos motiva a trabalhar na área ambiental”, comentou o guarda Izdalfredo Nogueira.

Já para o professor do curso de Agente de Fiscalização Ambiental, Rubens das Virgens, as ações de conscientização do Meio Ambiente merecem ser copiada. “As pessoas ficam muito na teoria, mas na prática pouco se ver, é isto que as pessoas deveriam fazer ao invés de apenas falar ”, sugeriu o professor de Língua Portuguesa.

Estiveram presentes ainda os representantes da ONG Jogue Limpo, Carlos Lopes e Leandro Amaral, o fotógrafo Claudio Heitor e o administrador executivo do Parque das Dunas, Luis Otavio Borges.

Por Mariana Sena