Domingo também é dia de passeio no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Domingo também é dia de passeio no Parque das Dunas

g231dsc06099

Moradores de diversos bairros de Salvador visitaram na manhã deste domingo, 05.02, o Parque das Dunas, localizado em Praia do Flamengo. Os visitantes conheceram parte dos 5milhões de m² que pertence a APA de lagoas, dunas e restinga do Abaeté.
O professor de Arquitetura da UFBA e morador do bairro da Graça, Douglas Souza, disse que ficou impressionado com a força de vontade do presidente da UNIDUNAS, Jorge Santana, em preservar está área. “A ideia de preservar isso tudo é o que mais se destaca”, contou o professor. Já a sua noiva Michele Micheleti revelou que o que mais encantou no passeio foi perceber a diversidade da vegetação, que conta com mais de 100 espécies arbóreas distintas de 52 famílias, além de plantas endêmicas.
Estiveram presentes na visita cerca de 12 pessoas que fizeram uma trilha interpretativa pelas dunas e conheceram lagoas perenes e interminentes, aves, orquídeas, além de uma mata fechada com árvores de 20 metros. Dentre tudo que foi visto o jovem Iago Queiroz, acompanhado do seu pai Vladmir Queiroz só falava da coruja buraqueira. “Adorei as corujas”, felicitou.
A fauna do Parque das Dunas é outro fator que se destaca já que são mais de 85 espécies, em especial a lagartixa abaetense, exclusivo do local e que já faz parte do livro do IBAMA.
O passeio durou cerca de 3 horas e contou ainda com presença das moradoras do condomínio Sol do Flamengo, Vera e sua filha Juliana Cruz. Ambas, apesar de conhecer a UNIDUNAS, nunca haviam feito uma caminhada. “Depois de fazer a trilha fica difícil acreditar que um dia cogitaram a possibilidade de ampliar o Aeroporto e devastar tudo isso”, espantou-se Juliana. Ela se refere a uma suposta ampliação do Aeroporto Internacional de Salvador que devastaria boa parte do ecossistema de restinga, mas o projeto foi descartado já que será revitalizado o Aeroporto de Feira de Santana.
Para fazer uma caminhada nas dunas é preciso agendar no site www.unidunas.com.br. O passeio é totalmente gratuito.