Dunas e Restinga do Parque das Dunas ajudam a amenizar o calor de Salvador!

Notícias Comentários desativados em Dunas e Restinga do Parque das Dunas ajudam a amenizar o calor de Salvador!

Segundo a matéria do Jornal A TARDE , de 21/11/10: Pesquisadores da UFBA, mostram que o modo de desenvolvimento urbano da cidade tem agravado o que os cientistas chamam de “estresse térmico”.

 

Também o geofísico alemão Wihelm Kuttler pintou um quadro geral onde os centros urbanos pelo mundo transformaram-se em grandes ilhas de calor e significam 3% do superaquecimento global.

 

Os grandes vilões são a disposição e o material das construções artificiais urbanas. Eles propiciam enorme retenção de calor na superfície ao mesmo tempo em que dificultam sua dissipação. Isso devido a má relação entre a altura dos prédios e largura das ruas. Já o asfalto por todo lado causa a impermeabilização do solo e modifica o processo de evaporação, “gerando perda rápida de água pelo escoamento superficial”.

 

Como a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, Salvador tem um ponto positivo no combate ao superaquecimento da Cidade: a Implantação do também chamado Parque das Dunas, em Praia do Flamengo, que também possui a mesma localização em relação ao mar e sofre a mesma influencia dos ventos que o Parque de Natal.

 

As dunas e sua vegetação, além de formar o importante Ecossistema de Restinga, com lagoas e uma vasta fauna local, fonte de importantes pesquisas científicas e local de estudos acadêmicos, tem a grande capacidade para a reflexão dos raios solares, retendo assim pouco calor durante o dia e colaborando no resfriamento da cidade à noite!

 

Por esse e outros motivos o nosso Parque das Dunas de Salvador, tem que ser mantido e preservado!!!