ECOA realiza pesquisa cientifica no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em ECOA realiza pesquisa cientifica no Parque das Dunas

Durante a semana passada, do dia 16/05 ao dia 20/05, nós recebemos aqui no Parque das Dunas pesquisadores da Universidade Católica de Salvador – UCSAL, que fazem parte do Centro de Ecologia e Conservação Ambiental – ECOA para pesquisar sobre o Ameivula abaetensis, popularmente conhecido como Calango do Abaeté.

Existe uma parceria muito importante entre o ECOA e o Parque das Dunas que visa o apoio ao desenvolvimento de ações de estudo, pesquisa e educação voltadas para a restauração e conservação ambiental, sem vinculo financeiro.

De acordo com os pesquisadores, o Ameivula abaetensis é uma espécie de lagarto descrita recentemente por Dias, Rocha e Vrcibradic em 2002. São endêmicos do Litoral Norte da Bahia, ocorrendo exclusivamente em dunas de restinga. Visualmente os indivíduos dessa espécie possuem a cauda na coloração verde e um conjunto de listras na sua parte dorsal.

Ressaltando que o Parque das Dunas é o local de maior ocorrência desta espécie.

O objetivo principal do projeto é avaliar a sub-população da espécie na restinga do Parque. Analisando o padrão de distribuição da espécie no local, sua dinâmica populacional, a densidade populacional, bem como outros aspectos.

Tendo em vista que o Ameivula abaetensis é uma espécie de lagarto exclusiva deste ecossistema, o estudo desenvolvido irá permitir a ampliação do conhecimento sobre a espécie e especialmente sua dinâmica populacional.

O Parque das Dunas está dando todo apoio e suporte para a realização deste projeto! Ainda existem poucos estudos e o projeto em questão contribuirá em diversos aspectos para o conhecimento deste lagarto.