Educador Ambiental visita e aprova o Parque das Dunas.

Notícias Comentários desativados em Educador Ambiental visita e aprova o Parque das Dunas.

O Educador Ambiental, Isaias Vasconcelos e o Gestor Ambiental, José Roberto, visitaram na manhã desta segunda-feira, dia 26/09, o Parque das Dunas, atendendo ao convite do presidente da UNIDUNAS (Universidade Livre das Dunas), Jorge Santana.

Durante o encontro, o educador revelou que o avanço do Parque é visível. “Consigo ver a concretização do projeto de Jorge, agora existe toda uma infra-estrutura montada, uma equipe formada e é assim o que objetivo de criar o maior parque urbano do Brasil será realizado”, comentou o educador.

A diminuição das invasões na área do Parque das Dunas também chamou bastante atenção de Isaias Vasconcelos, que atribuiu o sucesso, às reuniões de conscientização à preservação do ecossistema de dunas, lagoas e restingas, feitas com as comunidades vizinhas. “Quando se valoriza a comunidade e explica à importância da preservação, eles não voltam a degradar”, explicou.

Segundo o presidente da UNIDUNAS, Jorge Santana, é pertinente a colocação dele já que logo depois das reuniões, as invasões diminuíram. “Era constante invadirem para furtar plantas, areia, fazer Off- Road, lual, oração, mas isso quase não acontece mais”, revelou o presidente.

O mesmo trabalho de conscientização das comunidades para a preservação ambiental, foi realizado pelo educador, Isaias Vasconcelos, no Jardim Botânico. “Nós fizemos um trabalho de capacitação com cursos e treinamentos para as comunidades próximas. Hoje as poucas invasões que temos são de moradores de localidades distantes”, explicou.

Novos projetos verdes são constantes na UNIDUNAS, que atualmente em parceria com SENAI, esta promovendo o primeiro curso na Bahia de Agente de Fiscalização Ambiental, gratuito. O objetivo é beneficiar pessoas desempregadas e suprir uma grande necessidade no mercado de trabalho de profissionais capacitados para atuar na área do Meio Ambiente.

O presidente da UNIDUNAS pretende convocar alguns órgãos da Prefeitura Municipal de Salvador, para firmar novas parcerias produtivas para o Parque das Dunas e para a comunidade. “Quero convocar inclusive o Jardim Botânico para uma visita e quem sabe firmamos uma parceria ”, conclui.

Os convidados ainda fizeram uma trilha interpretativa no Parque das Dunas, acompanhados do Biólogo, Rogério Carvalho.

Por Mariana Sena