Estudantes de graduação têm aula ao ar livre no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Estudantes de graduação têm aula ao ar livre no Parque das Dunas

g86dunasuniversitarios020033

Estudantes de graduação das Faculdades Integradas Unibahia, do Centro Universitário Jorge Amado e da Escola Baiana de Medicina tiveram a oportunidade de participar de uma aula ao ar livre no Parque das Dunas na manhã do último sábado (14 de maio). O principal objetivo da aula, que na verdade é trilha ecológica guiada, é fazer que os alunos possam ver de perto os conteúdos que são apresentados teoricamente na sala de aula.

O passeio, que dura cerca de três horas, percorre apenas 5% da cobertura de quase 5 mil m². Para a estudante de administração da Unibahia, Tayla Portela, “A experiência foi cansativa (são três km de trilha), mas recompensadora, porque nós tivemos contato com o meio ambiente e também vimos na prática tudo o que já foi discutido em sala de aula.”, pontuou a jovem.

Já o estudante do curso de biomedicina da Escola Baiana de Medicina, Jonh Marques, acha que a experiência poderia ter um pouco mais de adrenalina. “Eu estava ansioso para ver algum animal perigoso, como uma raposa, ou algumas das serpentes que vivem no Parque das Dunas” confidenciou o aventureiro aluno, que também considera que desta forma é muito mais fácil e prazeroso se conscientizar da importância de preservar áreas como estas.

A professora Léa Ferreira já utiliza o Parque das Dunas para suas aulas práticas há oito anos e diz que hoje é um dos melhores espaços da cidade para desenvolver esse tipo de atividade, pois além de contar com área muito bem preservada também oferece a segurança necessária para os alunos.

Unidunas- A Universidade Livre das Dunas e Restingas do Abaeté (unidunas), é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que foi criada com o intuito de preservar o meio ambiente nas áreas remanescentes de dunas e restingas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Abaeté. Desde então vem sendo utilizada por faculdades e escolas de Salvador para a prática de visitas técnicas de seus estudantes. Segundo Jorge Santana, ambientalista e presidente da Unidunas, logo após a conclusão das obras estruturais, em 2012, a Universidade Livre estará pronta para receber um número maior de interessados em fazer a trilha ecológica, bem como de estudantes para pesquisa.

(Por Rebeca Bastos)