Estudo revela que a ampliação do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães traria impactos ambientais irreversíveis

Notícias Comentários desativados em Estudo revela que a ampliação do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães traria impactos ambientais irreversíveis

g225unidunas5

O estudante de Engenharia Ambiental da Faculdade Área 1, Heberty Adorno, identificou que a ampliação do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães no Parque das Dunas ocasionaria impactos ambientais irreversíveis ao ecossistema que pertence a APA Dunas e Lagoas do Abaeté. O estudo foi um trabalho acadêmico das disciplinas AIA (Avaliação de Impactos Ambientais) e PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas).

A partir do diagnóstico contrário a implantação do Aeroporto, Adorno fez uma proposta de recuperação das áreas degradadas da Lagoa do Abaeté. “Espero que o estudo possa servir de incentivo para que outras faculdades, outros estudantes de meio ambiente e toda a sociedade civil se interessem pelo tema e se engajem na luta constante pela proteção do nosso último remanescente de restinga”, torceu.

Segundo o estudante a fragilidade do ecossistema torna inviável a construção do Aeroporto, pois o processo de regeneração de restinga é mais lento. “Quando comparados com outros ecossistemas, a exemplo da Floresta Ombrófila Densa, percebe-se a necessidade da manutenção do projeto e da preservação desse importante ecossistema”, explicou.

O jovem ainda acrescentou que estudar um ecossistema tão conversado foi uma surpresa. “Nossa equipe ficou bastante surpresa em saber que no nosso município existia uma área natural tão bonita, bem conservada e preservada”, elogiou.

O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) no Parque das Dunas, está sendo realizado pela empresa paulista Walm e será finalizado em Abril deste ano. Já os trabalhos acadêmicos realizados por Heberty Adorno, que tem como docente Fernando Pires estarão disponíveis no site www.unidunas.com.br

Por Mariana Sena

O estudo está disponível na biblioteca do Parque das Dunas e você pode fazer o download no link abaixo:

http://www.unidunas.com.br/AIA_HebertyAdorno.rar