Evento educativo no Parque Metropolitano do Abaeté

Notícias Comentários desativados em Evento educativo no Parque Metropolitano do Abaeté

g165photo-0153

Na manhã da última quinta-feira (20), a UNIDUNAS doou 10 mudas de plantas de espécies nativas da área de restinga para um evento no Parque Metropolitano do Abaeté. O ato, elaborado pela gestora da APA Lagoas e Dunas do Abaeté, sra Eliene Leão, contou com cerca de 500 pessoas que participaram da campanha de conscientização através de uma atividade de plantio, relatando a importância da conservação e preservação do meio ambiente para comunidades inseridas no entorno da APA.

O evento, que aconteceu no último sábado (22), foi um sucesso e ainda contou com troca de cordas e batizado dos alunos do Projeto Ginga Menino e graduados da Associação Camugerê, além de um festival infantil. O ato foi contemplado com a apresentação do grupo de capoeira. O presidente da UNIDUNAS, Jorge Santana, ressalta. “A administração da senhora Eliene é ativa, pacífica e democrática. O Abaeté terá muito a ganhar com essa gestão”, afirmou Santana.

As mudas doadas foram reproduzidas no Horto de Restinga, mantido pela UNIDUNAS há mais de 6 anos. O projeto tem como objetivo recuperar áreas degradadas nas bordas litorâneas de Salvador e promover a sustentabilidade do Parque das Dunas. O Horto produzirá mudas de plantas do ecossistema de restinga, que poderão ser utilizadas no reflorestamento de margens de lagoas como a do Abaeté, minimizando a antropização do seu entorno. Sem a mata ciliar, a escassez de água, erosão, pragas e até mesmo enchentes podem prejudicar o equilíbrio ambiental.