parallax background

A Flora do Parque das Dunas

A Flora


A vegetação do Parque das Dunas é representada pelo ecossistema de restinga

A vegetação do Parque das Dunas é representada pelo ecossistema de restinga. Este ecossistema faz parte do bioma da Mata Atlântica e tem por características o solo arenoso e salino. A vegetação de Restinga, ao tempo em que fixa as Dunas, impedindo o movimento da areia, em perfeita interação com fatores abióticos como ventos, salinidade, sedimentos, agrega também uma grande biodiversidade. As comunidades vegetais são formadas principalmente por halófitas herbáceas e arbustivas, apresentando também estratos arbóreos.

A vegetação do Parque das Dunas é representada pelo ecossistema de restinga. Este ecossistema faz parte do bioma da Mata Atlântica e tem por características o solo arenoso e salino. A vegetação de restinga fixa as Dunas, impedindo o movimento da areia, em perfeita interação com fatores abióticos como ventos, salinidade, sedimentos e agrega também uma grande biodiversidade. As comunidades vegetais são formadas principalmente por halófitas herbáceas e arbustivas, apresentando também estratos arbóreos.

As plantas encontradas no Parque estão adaptadas a níveis elevados de stress hídrico, ou seja, resistem à falta de água e períodos de seca. Estudos apontam que as espécies encontradas no lugar tem valor paisagístico e urbanístico, uma vez que não precisam de constante irrigação. Esse valor e a necessidade de se promover pesquisas na área de restinga fez com que a UNIDUNAS criasse o Horto de Restinga. O projeto tem como objetivo promover estudos sobre as espécies de plantas do ecossistema e promover a sustentabilidade do Parque das Dunas.

Galeria de imagens