Grupo de idosos fazem trilha no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Grupo de idosos fazem trilha no Parque das Dunas

g277dsc07761

Estudantes da Universidade Aberta da Terceira Idade – UATI – participaram de uma trilha no Parque das Dunas na manhã de quarta do dia 18 de abril de 2012. O passeio teve o objetivo de aguçar a conscientização ambiental dos idosos.

Foram 25 senhores e senhoras, entre 60 e 80 anos, que fizeram a trilha leve do Parque. Quem agendou a visita foi Dulce Mascarenhas, professora de ioga de uma das oficinas do projeto, que também leciona no Parque das Dunas.

A turma veio com Antonio Carlos Cardoso, professor da oficina de informática do UATI, que espera despertar a consciência ambiental de seus alunos. “Esse público é muito importante por serem formadores de opinião, são o centro das atenções do núcleo familiar”, afirmou Cardoso. Vinculando a trilha ao tema da oficina, o grupo irá postar fotos e vídeos que fizeram no passeio em seus blogs e perfis de redes sociais. “Um belo projeto, trarei outras turmas para conhecer o Parque das Dunas”, promete o professor.

Entre as senhoras do grupo estava Antonia Oliveira Ribeiro, que já fez oficinas de inglês e participa de competições de nado. Durante a trilha, ela reviveu lembranças da infância. “Aqui tem uma planta que eu via muito quando era pequena na caatinga do meu interior, em Serrinha”, disse a nadadora, se referindo a orquídea Vanilla. “Vou trazer minha família para fazer as outras trilhas do Parque”, concluiu.

A UATI faz parte de um programa de extensão universitária da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, sediado no Campus do bairro do Cabula. O objetivo é reinserir psicológica e socialmente o público da terceira idade com a produção de oficinas de assuntos como línguas, direitos do idoso, lazer e educação, habilidades motoras, psicologia, dança, cultura popular, entre outros. O programa atende a pessoas de ambos os sexos, de qualquer nível sócio-educacional, cuja faixa etária seja igual ou superior a 60 anos.

O passeio teve em média 1 hora de duração. Ao término, o grupo desfrutou do tradiciona receptivo da UNIDUNAS com banana, melancia e água mineral. Confira as imagens na seção de fotos do site.

Por Felipe Santana