Hydros Engenharia em visita técnica no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Hydros Engenharia em visita técnica no Parque das Dunas

g366dsc01075

Técnicos da Hydros Engenharia estiveram hoje, 19 de julho de 2012, em visita técnica ao Parque das Dunas, no bairro de Praias do Flamengo, com o objetivo de fazer um reconhecimento de campo.

A Hydros Engenharia e Planejamento está promovendo um trabalho de diagnóstico em toda a Área de Proteção Ambiental (APA) das Lagoas e Dunas do Abaeté e o Parque de Pituaçu. O projeto visa uma compensação ambiental pela empresa Foz do Brasil, organização da construtora Odebrech, em função de obras realizadas em 2011.

Convidados pela Universidade Livre das Dunas – UNIDUNAS, dois representantes do projeto fizeram uma trilha para conhecer melhor o Parque das Dunas, uma das áreas que o estudo abrange, identificando presencialmente pontos relevantes à pesquisa.

O biólogo Dr João Paulo Viana, um dos representantes da Hydros, acredita que o parecer seja positivo à continuação da preservação ambiental do ecossistema. “Nosso ponto de vista técnico ainda não está fechado, mas acredito na relevância da área pelo fato de ser um local de dunas com muitas lagoas”, ressalta Viana. Ele também observa o viés educacional do Parque. “Pelo que vimos a UNIDUNAS mantém pesquisas importantes para a comunidade acadêmica”, conclui. Quem usufruiu desta vantagem foi o biólogo Leonardo Azevedo, técnico da Hydros, que já desenvolveu uma destas pesquisas no Parque das Dunas no primeiro semestre de 2011. “No período de minha monografia fiz meu projeto aqui. A experiência foi muito importante para mim, o Parque fez parte da minha formação acadêmica”, comenta. Azevedo ainda elogia o suporte logístico que encontrou na UNIDUNAS.

A visita, que aconteceu das 8h às 12h, ainda foi acompanhada por Eliene Leão, gestora da APA do Abaeté; a bióloga Maria do Carmo Filardi, funcionária do Jardim Botânico da Prefeitura Municipal de Salvador; os biólogos Givaldo Reis e Rogério Carvalho, diretor e funcionário da UNIDUNAS, respectivamente; e Jorge Santana, presidente da UNIDUNAS, que guiou os profissionais da Hydros no passeio. “Com este percurso, os técnicos conheceram todas as lagoas do Parque”, comenta. Santana também mostrou pontos que seriam aterrados pelo projeto de ampliação do aeroporto, apresentado em 2010. Por fim, os técnicos e todo o grupo, que saíram encantados com as belezas naturais do local, puderam desfrutar do receptivo ambiental de frutas da UNIDUNAS.

Por Felipe Santana