Instituições educacionais em trilha no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Instituições educacionais em trilha no Parque das Dunas

g469sabadounidunaspdd

Manhã de sábado (27) movimentada no Parque das Dunas com as visitas de graduandos da Faculdade São Salvador (FSS), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e alunos do Colégio Singular, da cidade de Feira de Santana. Ao todo, foram cerca de 80 pessoas em trilha que conheceram um pouco mais o último remanescente urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga do país.

Por razões didáticas, as instituições foram divididas em dois grupos, que tiveram guias adequados para cada tipo de aula. Numa das trilhas estavam cerca de 50 graduandos dos cursos de administração da São Salvador e biomedicina da Bahiana, que foram guiados pelo professor Lutero Maurício, um dos criadores do Parque das Dunas. “Eles puderam ter uma aula prática daquilo que eles vêem na faculdade, como conceitos de zoneamento, biomas e ecossistemas. Também abordamos um pouco de geofísica, foi uma aula ampla”, disse Maurício. O professor Sidnei Carlos de Jesus Santana, que leciona a disciplina de Ecologia e Saúde para os alunos da EBM, gostou da atividade. “Muito bacana, já é a minha quarta vez aqui. Toda trilha é uma aventura diferente, sempre vemos coisas novas”, afirmou Santana.

O primeiro grupo não foi exclusivo dos universitários. O senhor Airton Pinheiro, de 78 anos, estava presente no passeio-aula acompanhado de sua amiga e surpreendeu com seu condicionamento físico. “A trilha foi muito tranquila. Aqui é um pedaço do céu”, afirmou Pinheiro. Além de participar do evento, o aposentado ainda voltou pedalando para casa. “O segredo é não beber e não fumar”, disse aos risos.

Cerca de 30 alunos do 7º e 8º ano do Colégio Singular comporam o segundo grupo das trilhas, acompanhados pela guia da UNIDUNAS Manuela Silveira. A professora de artes Poliana Costa Ataíde viu vantagens na atividade extra-classe. “Muito bom que eles (os alunos) vejam na prática o conteúdo abordado em sala de aula e saber a importância deste ecossistema”, afirmou Ataíde.

No fim do passeio, os grupos puderam desfrutar do receptivo ambiental do Parque, composto de frutas e água mineral. Também foram distribuídos picolés aos visitantes. As trilhas de sábado do Parque das Dunas acontecem semanalmente a partir das 7h e são abertas ao público.

Por Felipe Santana