Moradores do condomínio Vila Costeira captura jibóia para soltura no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Moradores do condomínio Vila Costeira captura jibóia para soltura no Parque das Dunas

No último sábado (13), um grupo de moradores do condomínio Villa Costeira, localizado em Stella Mares, ao lado do Hotel Catussaba, encaminharam para o Parque das Dunas uma jibóia capturada por eles artesanalmente.

O animal foi encontrado num coqueiro, quando um dos moradores, Bruno Vieira, limpava o terreno. “Achamos que a cobra não era venenosa, mas por via das dúvidas chamei o vizinho e pesquisamos a espécie na internet”, afirmou Bruno. Após constatarem ser uma jibóia, cobra constritora não-venenosa, o grupo capturou o animal com o auxílio de um laço. “É bom deixar claro que chamamos os órgãos competentes e não tivemos retorno” afirmou Marlon, um dos moradores.

Após armazenarem a criatura em um balde plástico, a questão levantada foi o destino do animal. Coincidentemente, um dos componentes do grupo conhecia o presidente Jorge Santana e seu trabalho de mais de 15 anos no Parque das Dunas. “Como Jorge é meu amigo e eu já conhecia o projeto da Unidunas, liguei para ele que prontamente nos encaminhou para trazermos a cobra para o parque”, concluiu Marlon.

Segundo o biólogo Rogério Carvalho, o ato de soltura do animal é de grande valia e serve como exemplo de cidadania, pois o ecossistema de dunas e restinga do Abaeté é o habitat natural dessa espécie. “O feito dos moradores foi cauteloso, no entanto, não basta a pesquisa na internet. É necessário, antes de qualquer manuseio de uma espécie desconhecida, o auxílio de um especialista para se ter maior segurança”, concluiu o funcionário do parque.

A soltura da jibóia aconteceu na Lagoa Vitória e você pode conferir as imagens na Galeria de Fotos do site.

Por Felipe Santana.