Oferendas causam incêndio na AV. José Augusto T. Dantas – 11/09/2014

Notícias Comentários desativados em Oferendas causam incêndio na AV. José Augusto T. Dantas – 11/09/2014

Ontem, quinta-feira (11/09) por volta das 11h00min da manhã, fomos surpreendidos por um incêndio de médio porte próximo a estrada de ligação entre Stella Maris à Praia do Flamengo, na AV. José Augusto T. Dantas,  nos limites do Parque das Dunas. O incêndio, como destacado nas fotos, foi ao que tudo indica causado por velas acesas que foram deixadas na beira da estrada dentro de oferendas de afro-cultural e bebidas alcoólicas.

A equipe da Unidunas foi rápida em mobilizar 5 voluntários, dentre eles três guardas ambientais, para apagar o incêndio o mais rápido possível, antes que se espalhasse, gerando mais prejuízos à fauna e flora local. Tudo foi resolvido em menos de 1 h e a área já está sendo recuperada.

Aos visitantes e transeuntes da AV. Augusto Dantas e das demais localidades de Salvador de um modo geral, pedimos consciência na hora de deixar oferendas e até mesmo jogar butucas de cigarro estrada a fora, pois o perigo de incêndio é real e muito perigoso se não controlado imediatamente, como ocorrido ontem.

O presidente da Unidunas, Jorge santana, fala: ” Essas religiões são importantíssimas também nas questões da preservação do nosso meio ambiente, mas precisamos tomar mais cuidado nas oferendas que são colocadas à beira de matas, etc, pois tais atos poderão causar danos irreparáveis no nosso meio ambiente. A partir de agora vamos começar a formar equipes de voluntários para conscientizar não somente sobre as oferendas como também a consciência das pessoas que passam de carro, andando, etc, para que não joguem nenhum tipo de resíduos inflamáveis e possamos continuar a manter o ecossistema deste belíssimos parque. Inclusive, estaremos colocando placas educativas nas imediações do Parque das Dunas. Agradeço a todos pela compreensão.”

 

 

DSC09653 DSC09646 DSC09648 DSC09649 DSC09650 DSC09651 DSC09652