Parceria entre o Parque das Dunas e o Parque OASIS das Dunas Alebroni (Veneza)

Fotos, Notícias Comentários desativados em Parceria entre o Parque das Dunas e o Parque OASIS das Dunas Alebroni (Veneza)

UNIDUNAS – (Universidade Livre das Dunas) propõem por meio das trilhas interpretativas, assim como o trabalho de conservação realizado, entre outros. Com as características que o Parque das Dunas possui, o Paolo Perlasca propôs uma parceria entre os Parques.
O parque Oasis das Dunas Alberoni (VENEZIA-Lido) do WWF, está localizado na margem externa da Lagoa de Veneza, uma das mais importantes zonas húmidas do Mediterrâneo e classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, juntamente com a histórica cidade medieval da Veneza. No extremo sul do Lido de Veneza, contém um dos mais importantes sistemas de dunas de areia da costa do Vêneto e a costa Alto-Adriatica, e está entre os mais bem preservados e desenvolvidos em extensão e altura. E grande parte da sua área é também classificada como Reserva Natural pela PTCP da Província de Veneza.
De acordo com os dados do CNR ao longo da costa do mar Adriático de 1230 Km de dunas de areia, existentes no início de 1900, hoje sobrevivem intactos cerca de 120 Km de dunas, que equivale a menos de 10%. O Oasis contém um litoral de praias e dunas naturais de apenas 2,5 km, que representam quase 2% do que restava nas costas da parte oriental da península italiana.
Mais em cerca de 160 hectares há um sistema de dunas móveis e consolidadas estendidas por cerca de 60 hectares, com uma vegetação única, uma floresta de pinheiros de cerca de 30 hectares, com pelo menos 10 tipos de habitats costeiros e 3 de habitats lagunares, parte da Região Biogeográfica Continental do Europa com inverno frio e verão quente e úmido, típico do Vale do Po, com pico da chuva na primavera e no outono.
A área é normalmente frequentada por cerca de 124 espécies de aves (sem contar os avistamentos ocasionais durante as migrações através da Lagoa de Veneza), onde 10 são espécies de mamíferos, 8 de répteis, 4 de anfíbios, e existem algumas raras Insetos endêmicos da costa veneziana ameaçados de extinção.