Parque das Dunas é tema de seminário do Partido Verde (PV)

Notícias Comentários desativados em Parque das Dunas é tema de seminário do Partido Verde (PV)

g97dsc00047

A criação do Parque das Dunas, o primeiro a ser concebido dentro dos critérios de sustentabilidade do século 21 e modelo de unidade de conservação para Salvador, foi um dos principais temas do Seminário “Áreas Verdes e Parques Urbanos”, ocorrido no último sábado, dia 04, no Hotel Catussaba, em Stella Mares. Promovido pelo diretório municipal do Partido Verde (PV), o evento teve como foco a discussão da criação, conservação e manutenção de áreas verdes e parques urbanos da capital baiana.

Estiveram presentes o ambientalista e presidente da Universidade Livre das Dunas (Unidunas), Jorge Santana, o vereador Sandoval Guimarães (PMDB), a coordenadora de Unidade Técnica de Projetos da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Regina Luz, e o presidente do PV em Salvador, André Fraga. O presidente da Unidunas aproveitou a ocasião para destacar que a construção do parque não trará impactos no ecossistema da região. Segundo ele, as obras de construção do parque são baseadas em estudos técnicos para não degradar a fauna e a flora. “Algumas áreas do Parque têm limite de visitantes com o intuito de preservação”, explicou. O projeto já foi aprovado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pelo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté. “Já temos o decreto desde 2008 que declara de interesse público a implantação do Parque das Dunas”, destacou.

Já a coordenadora de Unidade Técnica de Projetos da Conder, Regina Luz, reforçou também a importância do Projeto de Requalificação do Parque São Bartolomeu, que atualmente sofre com a degradação e a invasão de suas áreas verdes por populares.

Por Mariana Sena