Parque das Dunas promove acessibilidade em trilha

Notícias Comentários desativados em Parque das Dunas promove acessibilidade em trilha

g393dsc02476

 

Inclusão em trilha no Parque das Dunas. Em visita, nenhum aluno do Colégio Marista ficou de fora do passeio que aconteceu na manhã do dia 22 de agosto de 2012, no bairro de Praias do Flamengo.

O Parque das Dunas disponibilizou um quadriciclo para auxiliar Gabriel Franco, cadeirante de 14 anos, no deslocamento do percurso da trilha. Desta forma, o estudante pôde acompanhar seus colegas na caminhada que Rogério Carvalho, biólogo da UNIDUNAS, guiou e palestrou. Além do jovem, quem estava no grupo foi o jovem Marcelo Moita, também de 14 anos, deficiente visual e auditivo. O presidente da UNIDUNAS Jorge Santana comentou o fato. “Mais uma vez estamos proporcionando essa experiência para um cadeirante. É extremamente gratificante”, comenta Santana. “Ninguém pode ficar de fora, meio ambiente é para todos”, conclui.

O passeio foi agendado pela professora Fabíola Gonçalves, que já havia visitado e conhecia o trabalho de educação ambiental do Parque. “Estamos trabalhando justamente a questão de biomas e ecossistemas brasileiros, o que vemos em sala vimos aqui. Foi uma experiência riquíssima para os alunos”, comenta. A professora ainda trará outra turma do Colégio Marista no dia 27 de agosto, além de estudantes do outro colégio onde leciona, o Anchieta, nos dias 4 e 13 do mês de setembro. “Fiquei muito feliz quando soube que Gabriel participaria da trilha pois achamos que não haveria condições. Chegar aqui e saber que havia essa possibilidade foi maravilhoso”, afirma Gonçalves. “Esta receptividade e atenção de vocês é muito bacana”, elogia. A docente ainda deixou de sobreaviso a presença de outro cadeirante na próxima visita.

A UNIDUNAS já havia tido a experiência na questão de inclusão de deficientes físicos em trilhas. Toda a ação foi supervisionada por Humberto Filho, que tem vasta experiência em adaptação de pessoas com necessidades especiais em esportes de aventura e passeios ecoturísticos. “Pudemos, confortavelmente, acomodá-lo no quadriciclo e acompanhamos todo o percurso junto com as coordenadoras”, comenta Humberto. Além disso, a atividade foi autorizada pela coordenação da escola.

No receptivo ambiental da UNIDUNAS, pãezinhos, picolés, frutas e água mineral. Foram 84 alunos do 5º ano e cerca de 10 representantes do colégio que percorerram a trilha interpretativa do Parque das Dunas.

Por Felipe Santana