Parque das Dunas recebe amanhã, 25/03, Título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera

Notícias Comentários desativados em Parque das Dunas recebe amanhã, 25/03, Título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica faz parte de uma Rede Mundial de Reservas reconhecida pela UNESCO

O Parque das Dunas de Salvador receberá, amanhã (25.03), o Título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas áreas de ecologia e conservação da biodiversidade, educação ambiental, promoção do conhecimento científico e desenvolvimento sustentável. Com a certificação, o Parque passa atuar como centro de difusão dos principais projetos da RBMA, integrando as mais abrangentes Redes de Instituições voltadas à conservação do bioma Mata Atlântica, reconhecidas pela UNESCO. A entrega oficial do Título será feita pelo Presidente do Conselho Nacional da RBMA, Clayton Lino, em cerimônia realizada na Sede do Parque, na Praia do Flamengo, às 10h.

Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela RBMA. Para se torna um Posto Avançado, o Parque comprovou, de forma regular e mensurável, ações significativas nas três funções básicas exigidas pela Reserva da Biosfera – proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e, conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. “Somos uma Organização voltada para ações Ambientais e Sociais. Foram essas ações Socioambientais, que nos levaram ao Título e que chancelaram as ações realizadas pelo Parque”, explicou Jorge Santana, fundador e presidente do Parque das Dunas. O Parque das Dunas é a primeira área de conservação ambiental de Salvador a alcançar o Título

As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos reconhecidas pelo programa intergovernamental “O Homem e a Biosfera (MAB)”, estabelecido pela UNESCO como importantes em nível mundial para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, funcionando como áreas prioritárias para experimentação e demonstração de práticas conservacionistas.

Legalmente as Reservas da Biosfera são definidas como espaços com “modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que tem por objetivos básicos a preservação da diversidade e o desenvolvimento das atividades de pesquisa científica, para aprofundar o conhecimento dessa diversidade biológica, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações” (Lei Federal Nº 9.985/2000). As Reservas da Biosfera são geridas por um Conselho Nacional, formado por representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e de populações residentes.