Parque das Dunas será estudado pelo Museu Geológico da Bahia

Notícias Comentários desativados em Parque das Dunas será estudado pelo Museu Geológico da Bahia

g210dsc05082

O Museu Geológico da Bahia (MGB) vai implantar as diretrizes do Geoturismo em alguns pontos turísticos de Salvador, entre eles, o Parque das Dunas. Pra firmar esta nova parceria a coordenadora do MGB, Morgana Dregahl visitou o Parque das Dunas, acompanhada do Publications Manager, Augusto Pedreira e de dois estagiários.

No encontro, a coodenadora do MGB, explicou que o Geoturismo agrega valores geológicos aos pontos turísticos, buscando a história, características, conservação e o bom uso do local estudado. No caso do Parque das Dunas, o Museu Geológico vai analisar toda a área de mais de 5 milhões de m² de dunas, lagoas e restinga, localizado em Praia em Flamengo e posteriormente divulgar para os visitantes do parque ambiental. “Vamos usar um aparelho avançado que vai atingir diversas camadas das dunas para poder estudarmos detalhadamente o solo”, explicou Pedreira.

“Na Europa e até no Rio de Janeiro este tipo de estudo já é realizado, queremos trazer esta novidade para a Bahia”, revelou Morgana. Este projeto também inclui todos os pontos turísticos reconhecidos pela Bahiatursa como o Forte de São Marcelo, o Elevador Lacerda, Forte de Mont Serra, entre outros.

O projeto que estuda a proposta de pontos de interesse geólogico para exploração do Geoturismo em Salvador, pretende ser implantado no Parque das Dunas em março de 2012. “Um estudo como esse será válido para o Parque das Dunas, para o Museu Geológico e para a Bahia”, ressaltou Jorge Santana, presidente da UNIDUNAS.

Estiveram presentes no encontro também o presidente, o administrador e o biólogo da UNIDUNAS, Jorge Santana, Luis Otávio e Gilvaldo Reis, respectivamente.

Por Mariana Sena