Pesquisadores da UEFS realizam parte do Projeto do Programa de Pós-Graduação no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Pesquisadores da UEFS realizam parte do Projeto do Programa de Pós-Graduação no Parque das Dunas

foto 1

Na manhã desta terça-feira, 26/05, pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS estiveram no Parque das Dunas acompanhados da Guarda Ambiental de Lauro de Freitas para realizarem parte do projeto de Doutorado.

O pesquisador Geraldo José Peixoto Ramos do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UEFS (Nível Doutorado) acompanhado das estudantes do (Nível Mestrado), Camila Ribeiro e Maria Aparecida.
A coleta realizado hoje foi parte do meu projeto de Doutorado intitulado “Biodiversidade de algas e cianobactérias de ambientes fitotelmatas bromelícolas de diferentes fitofisionomias da Bahia”, projeto vinculado ao Programa de Pós Graduação em Botânica da UEFS.
Além do Parque das Dunas, esse projeto abrange as bromélias da Reserva Sapiranga (Mata Atlântica), Serra da Jiboia (Campos Rupestres) e Itaberaba (Caatinga).
O objetivo geral desse projeto é realizar o levantamento florístico de algas e cianobactérias que crescem em tanques de bromélias em quatro áreas da Bahia. As algas são coletadas através de uma mangueira acoplada a uma seringa e durante a coleta nós fazemos a morfometria de bromélias, além de mensurar os dados abióticos da água acumulada tais como pH, Temperatura, Eletro condutividade, Sólidos Totais e Oxigênio Dissolvido.
A cada coleta o procedimento é feito em 20 bromélias. A previsão é que essa Tese seja defendida em 2018.