Projeto do Parque Social encerra a programação de visitas no Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Projeto do Parque Social encerra a programação de visitas no Parque das Dunas

Na manhã dessa sexta-feira (15), a última turma do Projeto Convivendo e Aprendendo do Parque Social participou de uma trilha interpretativa pelo ecossistema de dunas, lagoas e restinga. O grupo de 56 pessoas do bairro de Cajazeiras esteve pela primeira vez no Parque das Dunas.
As voluntárias da UNIDUNAS recepcionaram os visitantes e os conduziu ao auditório ambiental, onde Jorge Santana ministrou uma palestra educacional a fim de sensibilizar e contextualizar o grupo sobre o que o ecossistema, quais as espécies existentes da fauna e flora, a importância da conservação, e demais conceitos voltados à sustentabilidade, e características da biodiversidade.
A turma seguiu a trilha interpretativa guiada por Jéssica Macedo e Marcela Moraes em um percurso belíssimo onde foram abordados temas da apresentação, e outros aspectos importantes para compreender e conhecer a restinga, seus elementos e os seres que interagem nesse meio. As guias Marcela e Jéssica intercalavam as aulas ao ar livre, complementando e enriquecendo a visita, tornando-a dinâmica e proveitosa. No retorno, toda a turma pôde desfrutar de um lanche natural no Receptivo ambiental do Parque das Dunas.
A UNIDUNAS encerra essa primeira programação de visitas com o Parque Social com a certeza de ter contribuído para todos os participantes do Projeto Convivendo e Aprendendo, com o dever cumprido no seu âmbito social deixando a semente da educação ambiental em cada visitante. Ao todo, recebemos cinco comunidades de Salvador sendo elas: Pelourinho, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Pau da Lima e Cajazeiras, contabilizando mais de 300 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos.
Mariana Menezes (orientadora do Parque Social) comentou sobre o Parque das Dunas: Um local importante para aprender sobre o ecossistema e mostrar que a natureza depende das nossas atitudes. O processo de conscientização realizado pelo Parque das Dunas com certeza faz diferença no aprendizado dos visitantes. “Ótimo lugar para realizar passeios. É possível respirar dentro da grande metrópole”