Resgate de animal silvestre

Notícias Comentários desativados em Resgate de animal silvestre

🐍 Em períodos chuvosos, as cobras saem para caça em área urbana, geralmente em busca de ratos. De uma certa forma traz um benefício para nós seres humanos, pois o rato é um transmissor de no mínimo 40 enfermidades, como por exemplo: leptospirose, peste bubônica, etc. A mordida do rato pode transmitir também: raiva, sarnas, salmonella, micoses, hantaviroses entre outros.

Por isso quando ver uma cobra perto de casa, ou na própria residência, faça contato as autoridades locais da sua cidade para que eles venham fazer o resgate e ideal manuseio. Em Salvador, ligue para a Polícia Ambiental (71)3116-9151 ou mande mensagem para o WhatsApp do Parque das Dunas: (71)98888-0188.

É importante ressaltar que a cobra não tem audição, ela tem olfato e não veio para agredir o homem, ela só se defende. Por isso não se deve manuseá-la. Se acaso você for picado por uma serpente, favor não tocar no local e tomar as devidas providências: acalmar a respiração, pedir socorro de imediato pela SAMU ou alguém que possa lhe conduzir ir até hospital capacitado (em Salvador: Hospital Roberto Santos). Caso isso aconteça se possível tirar uma foto da espécie ou identificá-la no hospital para o médico.

Na relação da captura da Polícia Ambiental e do Parque das Dunas essas espécies são levadas para o CETAS Ibama para fazer um tratamento clínico e ver se estão capacitados para devolver a natureza.

Essa é uma ação de utilidade pública e educação ambiental da Unidunas- Universidade Livre das dunas e Restinga de Salvador, que há 26 anos protege o maior ecossistema urbano de dunas lagoas e restinga do pais localizado no bairro de Praias do Flamengo.

Texto: Jorge Santana e Cainã Freitas

jiboia