Trilha interpretativa com alunos do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão

Notícias Comentários desativados em Trilha interpretativa com alunos do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão

Recebemos na manhã dessa quinta-feira, (19),alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão de Lauro de Freitas para a realização de uma aula de campo no Parque das Dunas.
A turma composta por 80 alunos foi recepcionada pelos voluntários da UNIDUNAS, e conduzidos ao auditório, onde uma apresentação institucional do Parque foi ministrada por Jorge Santana abordando assuntos importantes como a biodiversidade da restinga, características do ecossistema, e a importância da conservação ambiental.
Após a apresentação a turma recebeu orientações para a trilha e foi dividida em duas. Adriele Porciúncula e Jéssica Macedo acompanharam os dois grupos, caminhando por aproximadamente 2km pelo ecossistema de dunas, lagoas e restinga.
Durante o percurso os alunos conheceram diversas espécies da fauna e flora da restinga, entre elas algumas endêmicas, e se surpreenderam com a existência de tantas lagoas em meio ao ecossistema de dunas. A formação das dunas, composição do solo, interação das espécies da restinga, recursos hídricos.
A cada parada durante o percurso, os alunos puderam observar aspectos da fauna e conheceram espécies da flora local como a Orquídea “Cara de palhaço” e a “Planta carnívora”.
No retorno, a turma conheceu a Sala verde, o Meliponário, o Minhocário e a Galeria “SERES da RESTINGA”, encerrando a manhã com um lanche a base de frutas.
O Professor Washington Luis, solicitante da trilha, disse que: “Mais uma vez a visita foi muito gratificante. Que esse lugar continue sendo um canal de benção e aprendizagem para nossos alunos. Parabenizo a toda à equipe que é muito competente”.