UNEB realiza Pesquisa Cientifica na Área do Parque das Dunas.

Fotos, Notícias Comentários desativados em UNEB realiza Pesquisa Cientifica na Área do Parque das Dunas.

Graduandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Bahia realiza pesquisa referente aos estudos das moitas Intitulado “Aspectos Florísticos e Fitossociológicos da vegetação de moitas do Litoral Norte da Bahia”.

A pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento florístico e fitossociológico da vegetação que se organiza em moitas, nas dunas do litoral norte da Bahia. Esta pesquisa iniciou em outubro de 2016, com duração de um ano e como pesquisadores, duas alunas de Graduação do curso de Ciências Biológicas Edivânia Coelho e Márcia Costa, inseridas no Programa de Iniciação Científica e como orientadora Prof. Dra. Valdira de Jesus Santos coordenadora do projeto.

O Parque das Dunas foi escolhido para a realização da pesquisa por possuir características marcantes dos ambientes de restinga, onde as comunidades vegetais são marcadas por variações de temperatura, inundações, vento constante, alta salinidade e solos pobres em nutrientes.

Essas condições adversas são refletidas em menor diversidade e complexidade estrutural. O tipo de vegetação mais característico das restingas e com grandes formações no interior do Parque, são as formações de ilhas (moitas), onde sua sucessão é acionada pela capacidade de colonizar areias nuas através de algumas plantas pioneiras como ervas e/ou plantas lenhosas.

Além disso, o Parque se encontra em perfeito estado de proteção e conservação, servindo como um laboratório para diversos fins na área da Biologia.

Os pesquisadores possuem toda infraestrutura e apoio de recursos humanos na realização de suas atividades oferecidas pelo Parque das Dunas.