UNIDUNAS e SENAI lançam o primeiro curso de Agente de Fiscalização Ambiental na Bahia.

Notícias Comentários desativados em UNIDUNAS e SENAI lançam o primeiro curso de Agente de Fiscalização Ambiental na Bahia.

g136dsc03151

Com o objetivo de atender a crescente demanda de profissionais qualificados na área do Meio Ambiente, a UNIDUNAS em parceria com o SENAI, iniciou esta semana o primeiro curso de Agente de Fiscalização Ambiental, na Bahia.

O lançamento do projeto aconteceu hoje, na sede do Parque das Dunas, em Praia do Flamengo, onde estiveram presentes o presidente da UNIDUNAS Jorge Santana, o diretor Lutero Maurício, os vereadores Sandoval Guimarães e Vânia Galvão, a coordenadora do curso Aline Menezes e os alunos contemplados.

No encontro, a coordenadora revelou que a implantação do curso surgiu do resultado de uma pesquisa que mostrou uma grande deficiência de Agentes de Fiscalização Ambiental, na Bahia. “Este profissional vai suprir principalmente as vagas que têm surgido nos interiores que estão se emancipando”, ressaltou Aline Menezes, que se refere às vagas que estão surgindo com a criação de novas Secretarias de Meio Ambiente, nos municípios que estão em desenvolvimento.

Os agentes estarão capacitados ainda para atuar na construção civil, hotelaria, indústria e agropecuária. “Os agentes poderão reconhecer os processos de tratamentos de resíduos sólidos e líquidos e estarão capacitados também para fazer a identificação da legislação aplicada ao meio ambiente”, contou Jorge Santana, presidente da Unidunas.

Já o diretor da UNIDUNAS, Lutero Mauricio, destacou a importância da inspeção ambiental. “Eles devem identificar ruídos excessivos, impactos ambientais, risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente, além de outras funções”, explicou.

O biólogo Rogério Carvalho prefere destacar a importância dos fiscais para contribuir com o desenvolvimento sustentável. “Um agente deve fiscalizar a redução do uso de resíduos tóxicos e da poluição, reciclagem de materiais e energia, conservação de tecnologias limpas e de maior eficiência”, alertou o biólogo.

Durante a aula inaugural, a UNIDUNAS proporcionou um café da manhã com sucos, frutas e bolos e, em seguida, foi feita uma dinâmica que integrou todos os participantes. Amanhã, os alunos farão uma trilha interpretativa pelo Parque das Dunas, com duração de duas horas e meia.

Parque das Dunas
As aulas do curso de Agente de Fiscalização Ambiental serão realizadas no Parque das Dunas, que pertence a APA (Área de Proteção Ambiental) de lagoas, dunas e restinga do Abaeté. O local serve como um laboratório natural de Biologia, onde se podem encontrar orquídeas, lagartos, corujas, lagoas, além de uma mata fechada com árvores de até 20 metros. O parque ambiental tem uma área de 5 milhões de m², onde mais de 40 mil pessoas visitaram e cerca de 150 pesquisas científicas foram realizadas. O Parque das Dunas é administrado pela UNIDUNAS e quem quiser conhecer e fazer uma trilha interpretativa é só agendar uma visita através do site www.unidunas.com.br

O Curso
Os alunos que foram contemplados com o curso gratuito de Agente de Fiscalização Ambiental precisaram preencher os seguintes requisitos: ser trabalhador desempregado, ser maior de 18 anos no ato da inscrição e ter a escolaridade mínima exigida pelo curso (ensino médio completo). O curso tem duração de 3 meses e será obrigatório o uso do material didático, farda e crachá que serão doados pela UNIDUNAS e SENAI. Outros cursos serão lançados e divulgados no site www.unidunas.com.br

Por Mariana Sena