UNIDUNAS faz doação de mudas para Parque do Abaeté

Notícias Comentários desativados em UNIDUNAS faz doação de mudas para Parque do Abaeté

 

Por Felipe Santana

g592doacaomudasdoabaeteunidunas

Com as proximidades do dia do meio ambiente, eventos ambientais costumam acontecer com mais frequência. Para a data, o Parque Metropolitano do Abaeté, através do seu gestor, vai promover ações de cunho ecológico, como o plantio de mudas de espécies nativas do ecossistema de restinga.

Tiago Luiz dos Santos Marques, gestor da APA, ressaltou o valor do evento. “Uma forma de trabalhar com os jovens a necessidade de conservação dos recursos ambientais ainda disponíveis no nosso planeta, para garantia de qualidade de vida das presentes e futuras gerações”, afirmou Marques, em ofício. Representando o gestor, estavam sua secretária Cláudia Cortizo e o motorista Daniel Teixeira, que vieram buscar as espécies: guapira, pitanga, massaranduba da restinga, entre outras.

Para a ocasião, o Parque Metropolitano do Abaeté pôde contar com a ajuda da UNIDUNAS, que doou 30 mudas para a ação. As espécies foram reproduzidas no Horto de Restinga, mantido pela instituição há mais de 6 anos. O projeto do Horto tem como objetivo recuperar áreas degradadas nas bordas litorâneas de Salvador e promover a sustentabilidade do Parque das Dunas. Sua estrutura produzirá mudas de plantas do ecossistema de restinga, que poderão ser utilizadas no reflorestamento de margens de lagoas como a do Abaeté, minimizando a antropização do seu entorno. Sem a mata ciliar, a escassez de água, erosão, pragas e até mesmo enchentes podem prejudicar o equilíbrio ambiental.

O plantio está programado para a manhã de 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, às 9h, nas imediações da Lagoa do Abaeté.