Universidade Federal da Bahia realiza pesquisa cientifica no Parque das Dunas.

Notícias Comentários desativados em Universidade Federal da Bahia realiza pesquisa cientifica no Parque das Dunas.

Pesquisa Carminha

A Universidade Federal da Bahia – UFBA continua pesquisa na área do parque sobre o trabalho de tese do Doutorado intitulado ”a importância da vegetação nas diferentes unidades Geoambientais do Sistema Dunar”.

Esta pesquisa deu inicio no dia 18/08/2016, onde serão feitos estudos da botânica e sedimentos dessa área, terá duração de 4 anos, com a entrega dos resultados da pesquisa.

A equipe de pesquisadores da UFBA o Dr. Manoel Jeronimo Moreira Cruz, Dr. Prof. Do Departamento de Pós Graduação em Geologia e a pesquisadora Maria do Carmo Filardi Barbosa escolheram o Parque das Dunas para este trabalho pela diversidade peculiar da flora e sua dinâmica ambiental no sistema dunar e por possuir um alto valor cientifico.

A sua exuberante vegetação apresenta uma flora diversificada pertencente a diferentes zonas geomorfológicas e onde existe uma intercomunicação das distintas características biológicas e geológicas.

Este trabalho tem como objetivo principal procurar relacionar a fitofisionomia da restinga com a variação de características geológicas desses ambientes, o que proporcionará um melhor conhecimento dessa dinâmica dunar.

Assim, esse estudo, pioneiro na região, se justifica pelas respostas cientificas que se propõe a resultados de estudo integrados de parâmetros geológicos do campo dunar e morfológicos, químicos e fisiológicos da espécie de restinga, e que levará ao conhecimento mais aprofundado desse local.

Portanto, essa pesquisa será uma ferramenta valiosa que possibilitará um diagnóstico local e também facilitará um melhor planejamento da gestão territorial da área.

O Parque das Dunas sente-se muito agradecido pelas pesquisas realizadas no ecossistema de restinga, pois um dos objetivos do Parque é servir como um laboratório natural de biologia, favorecendo diversos estudos e colaborando para o desenvolvimento na qualidade das pesquisas realizadas.