Visita de especialistas internacionais de meio ambiente ao Parque das Dunas

Notícias Comentários desativados em Visita de especialistas internacionais de meio ambiente ao Parque das Dunas

IMG-20151217-WA0000

O Parque das Dunas recebeu na tarde de terça-feira (15), a visita de especialistas em meio ambiente de diversos países para conhecerem o seu modelo de educação ambiental executado pela Universidade Livre das Dunas -UNIDUNAS. A visita foi solicitada e articulada pela Srª. Edisiene de Souza Correia (Gerente de Desenvolvimento de Negócios SENAI Cimatec, especialista da área ambiental).

Entre os visitantes estiveram presentes a Sra. Izabela Ratman-Klosinska, Diretora do Departamento de Gestão de Projetos, Marketing e Comercialização de Pesquisa do Instituto para Ecologia em Áreas Industriais da Polônia, Institute for Ecology of Industrial Areas (IETU), o Sr. Tim Hansen, Diretor de Meio Ambiente e Energia do Instituto de Pesquisa Southern, instituição privada sem fins lucrativos localizada na Carolina do Norte e no Alabama, Estados Unidos, o Sr. Benoit Desforges, Diretor do Programa de Tecnologias Ambientais do Ministério de Meio Ambiente do Canadá, o Sr. Junya Kikuhara, consultor do Instituto de Pesquisa Japonês EX, onde é Diretor de Negócios Internacionais, e também atua como consultor do Ministério do Meio Ambiente do Japão (MOEJ), o Sr. Richard Allan Pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa Escocês James Hutton e coordenador do Conselho Consultivo de Meio Ambiente da União Europeia na agência de normatização da União Europeia, Rim Chaouy, pertence à agência de normatização da França, AFNOR, o Sr. Pierre Kerdoncuff, perito ambiental francês atua na ADEME, agência de gerenciamento Ambiental e de energia da França, Sr. Kayo Ohno, atua na Associação Japonesa de gerenciamento Ambiental para indústria e o Sr. Taisuke Watanabe, engenheiro e consultor executivo do Instituto de Pesquisa Japonês EX.

O guia Rafael Andrade os conduziu às estruturas do Parque, explicando o funcionamento das atividades e logo após acompanhou o ilustres visitantes durante uma pequena trilha pelo ecossistema de dunas, lagoas e restinga permitindo o reconhecimento da área enquanto reserva ambiental. Todos ficaram surpresos com a existência de um manancial de Dunas, Restinga e sistema de Lagoas conservado em área urbana. O grupo registrou belíssimas fotografias da fauna e flora durante a caminhada, estavam todos os momentos atentos às abordagens do guia.

Alguns depoimentos: “Maravilhoso! Interessante para conhecer novos ecossistemas típicos de Salvador – BA, Brasil”. “Interessante projeto para proteger a natureza”. “Muito bom exemplo, tudo muito bem organizado”. “Muito boa atração turística, guias muito legais e dedicados”!
A equipe UNIDUNAS agradece a Sra. Edisiene por intermediar a visita de importantes nomes da área ambiental ao Projeto educacional e ambiental proporcionando também a divulgação em caráter internacional do ecossistema de dunas, lagoas e restinga do Parque das Dunas.