10/08/2012
Hoje é o Dia Interamericano de Qualidade do Ar!
A data, celebrada anualmente na segunda sexta-feira do mês de agosto, foi lançada oficialmente no dia 28 de outubro de 2002. Na ocasião, 32 países da América Latina participaram simultaneamente de solenidades oficiais da inauguração.
A idéia inicial partiu da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, entidade caribenha, que criou a data a partir da necessidade de se alertar à sociedade sobre os riscos da poluição atmosférica ao bem estar de todos. O objetivo da instituição foi estimular o debate em torno desse tema, que envolve questões como as emissões veiculares e industriais, mudanças climáticas, camada de ozônio e outras, que têm sido tratadas em vários congressos da entidade.
Todos sabemos que o estado em que se encontra a qualidade do ar de determinadas localidades está diretamente ligado à preservação ecológica do meio. A UNIDUNAS, através de um trabalho de educação ambiental no Parque das Dunas, protege 6 milhões de metros quadrados de dunas, lagoas e restinga, ecossistema que se encontra em alto nível de conservação. Esta é a nossa contribuição pela qualidade ambiental da sociedade soteropolitana.
As dunas servem como um filtro purificador do ar. Elas fazem a transição entre o ambiente oceânico e o meio terrestre. Na prática, o ecossistema de dunas do Flamengo absorve o spray marinho, vento com altas taxas de salinidade, devolvendo para Salvador um vento quente, úmido e agradável, sem salinidade. Com a extinção deste preservado complexo dunar, o salitre avançaria na capital, causando, além do desequilíbrio ambiental, mudanças climáticas na temperatura soteropolitana, salinização dos solos, e destruição de patrimônios e infra-estrutura humana.
Hoje, no Dia Interamericano de Qualidade do Ar, vamos refletir sobre nossas atitudes e o que estamos fazendo para ajudar o meio ambiente na nossa cidade.
Equipe UNIDUNAS