Os alunos do projeto do governo federal ProJovem Adolescente, visitaram o Parque das Dunas na tarde de ontem (15). Os estudantes participaram de uma trilha interpretativa para conhecer o ecossistema de dunas, lagoas e restinga do Abaeté.
De acordo com a orientadora social Leonice Alves da Silva, o passeio será proveitoso para o assunto que o grupo está abordando em sala de aula. “Este mês trabalharemos temas relacionados à ecologia, então resolvemos trazê-los para conhecer o meio ambiente na prática”, afirmou Silva. “A trilha foi fantástica, muito rica em informações”, concluiu.
O passeio contou com a participação especial da austríaca Ilse Pillwein, que já mora no Brasil há 8 anos e está em Salvador visitando uma comunidade religiosa no bairro de Itinga. “Sou louca pela natureza. Sempre quando passava por Praia do Flamengo e via estas dunas ficava curiosa para conhecê-las, então resolvi parar na sede e fui convidada para fazer uma trilha. Me programei para hoje (15) e gostei muito do que vi, quero voltar mais vezes”, comentou a austríaca.
Cerca de 15 alunos participaram da trilha, acompanhados da guia Manuela Silveira, voluntária da UNIDUNAS. Após o percurso, que aconteceu entre 15h e 17h, o grupo foi contemplado com o receptivo ambiental do Parque das Dunas, composto de frutas e água mineral.
O programa ProJovem Adolescente é uma iniciativa do governo federal e destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
Por Felipe Santana