Problemas decorrentes da falta de segurança e deficiências da infraestrutura em Stella Maris e Praia do Flamengo são discutidos em audiência pública que a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador realiza neste sábado (14), às 10 horas, na sede da Unidunas (Av. José Augusto Tourinho Dantas, 1001, Praia do Flamengo).
A reunião é fruto da mobilização dos moradores da região, que já fizeram passeata nas ruas do bairro para denunciar o consideram ser descaso das autoridades e o elevado índice de violência.
Para o debate a ouvidora-geral, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), convidou representantes de órgãos públicos envolvidos na questão, como a Polícia Militar, a Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Pública e as superintendências de Controle e Uso do Solo (Sucom) e de Conservação e Obras Públicas (Sucop).
“Apesar de residirem em uma área turística, os moradores estão em pânico diante das constantes ocorrências de crimes contra a vida e o patrimônio”, frisou a ouvidora, citando casos de assaltos, roubos de carros, arrombamentos, estupros, sequestros e assassinatos registrados na área nos meses que antecederam à mobilização.
Entre os resultados práticos da mobilização da comunidade, houve o apoio da PM, que reforçou a segurança na área e audiência com o secretário de Segurança Pública – Maurício Barbosa, no dia 23 de outubro.
Contudo, os moradores alertam para a necessidade de um debate amplo com os órgãos públicos envolvidos, para a definição de políticas concretas e permanentes de melhoria da segurança.
Entre as principais reivindicações do movimento estão o aumento do efetivo das polícias Militar e Civil; instalação de câmeras de segurança em toda a extensão territorial de Stella Maris e Praia do Flamengo; melhoria da iluminação na região; fiscalização efetiva da Sucom para coibir som alto, sobretudo transmitidos através de carros com equipamentos potentes; melhoria na pavimentação e asfaltamento de ruas; e a presença da Guarda Municipal em pontos estratégicos.
Via bahiatodahora.com.br