Visando estimular a consciência ambiental de seus alunos, o Colégio Anchieta faz em setembro uma série de visitas técnicas ao Parque das Dunas, sediado no bairro de Praias do Flamengo. As atividades, de cunho educacional e pedagógico, são feitas de forma dinâmica através de trilhas interpretativas promovidas pela Universidade Livre das Dunas – UNIDUNAS.
Na programação da tarde do dia 3 de setembro de 2012, os alunos foram acompanhados pessoalmente pelo guia da UNIDUNAS Rodrigo do Carmo. Por fim, os estudantes desfrutaram do tradicional receptivo ambiental do Parque, composto de água mineral e frutas, além de uma dinâmica onde, ao responder corretamente 3 perguntas sobre o passeio, cada criança foi premiada com um picolé.
De acordo com a professora Kátia Valéria Kalyl, que leciona a disciplina de ciências para as crianças, a visita “in loco” tem muito valor. “No colégio os alunos tem aulas sobre preservação ambiental, onde abordamos diversos temas como o aquecimento global e ecossistemas brasileiros. Eles estão vendo em campo o que aprendem em sala”, afirma. “Muitas vezes eles acham que dunas são um monte de areia. Trouxemos os meninos para verem que não é bem assim”, conclui, ressaltando a beleza e biodiversidade do ecossistema de dunas, lagoas e restinga do Abaeté.
Segundo Sandra Maria, supervisora da sede Itaigara do Colégio Anchieta, o passeio tem relação com o conteúdo programático lecionado em sala de aula. “Estamos trabalhando em sala assuntos como biodiversidade, aquecimento global e preservação ambiental, por isso viemos participar e mostrar o trabalho do Parque das Dunas às crianças”, afirma a supervisora.
Até o fim do projeto, está prevista a presença de mais de 200 crianças com faixa etária média de 10 anos, dos 4º e 5º ano das sedes do “Anchietinha” no bairro do Itaigara e loteamento Aquarius.
Por Felipe Santana