Estiveram presentes na tarde de ontem, 13 de junho de 2012, no Parque das Dunas, alunos da Escola Municipal de Canabrava. A visita teve como objetivo a interação socioambiental de aproximadamente 50 crianças da instituição.
Na turma, um visitante se destacou pela participação na aula do guia Samuel Rodrigues. “Muito participativo e interessado, perguntava constantemente”, afirma. Rodrigues se referia a Kleisson Silva, um jovem de 14 anos com Síndrome de Down. Sempre curioso, o estudante demonstrava estar bem a vontade em meio seus colegas, na trilha. “Durante o percurso, pudemos perceber que ele compreendia muito bem o que o guia ensinava, interagindo e participando”, afirmou a professora Valdice Oliveira Souza. No turno matutino, Kleisson pratica atividades na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, e pela tarde estuda na Escola Municipal de Canabrava, onde há 5 anos está perfeitamente integrado. “Ele é muito envolvido no colégio e na comunidade. A mãe dele sempre se faz presente e isso ajuda o desenvolvimento de qualquer criança”, conclui a professora.
A trilha teve início às 15h e término às 17h com o receptivo ambiental de frutas do Parque das Dunas, além da distribuição de picolés para os alunos.
O passeio fez parte da II Jornada do Meio Ambiente, projeto da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) em parceria com a Universidade Livre das Dunas (UNIDUNAS). As visitas tiveram início na sexta-feira do dia 1 de junho de 2012 e se extendem até o dia 15 de junho de 2012. O objetivo da iniciativa é comemorar o dia do meio ambiente (5 de junho) inserindo cerca de 1500 alunos em um ecossistema natural, despertando a consciência das crianças e também dos professores sobre importância da preservação da natureza, além de promover a educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino.
Por Felipe Santana