O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté se reuniu na manhã da última terça-feira, dia 15 de maio, na sala de aula “Mata Atlântica” do Parque das Dunas, no bairro de Praias do Flamengo. A reunião teve como objetivo a apresentação de um trabalho feito pela empresa de consultoria ambiental Hydros.
O estudo em questão consiste em identificar e analisar lugares já antropizados na poligonal da área, entre outros aspectos negativos. Segundo Eliene Leão, gestora da APA, o diagnóstico final da pesquisa será de grande importância, uma vez que o Conselho Gestor será municiado de informações que irão colaborar com a preservação do ecossistema de dunas, lagoas e restinga do Abaeté. “Quando concluído, apresentaremos o trabalho ao Conselho e a comunidade local com o objetivo de todos participarem dando sugestões e opiniões”, afirmou Eliene Leão, demonstrando valorizar a participação popular em sua gestão. A pesquisa foi iniciada em março deste ano (2012) e tem um prazo de término previsto para janeiro de 2013. A equipe da Universidade Livre das Dunas – UNIDUNAS, se comprometeu em colaborar com a produção do projeto. “Temos estudos batimétricos de todas as lagoas do Parque”, afirmou o diretor acadêmico Givaldo Reis.
A iniciativa de contratar a empresa para a produção do projeto foi do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, instituição que tem como objetivo gerir assuntos relacionados ao meio ambiente do estado da Bahia. Jorge Santana, presidente da UNIDUNAS, elogiou a atitude. “Vai nos ajudar a proteger ainda mais o último remanescente de dunas, lagoas e restinga do Abaeté”, elogia.
Além do trabalho produzido pela Hydros, assuntos como a ampliação de pista do aeroporto e legislação ambiental entrarem em pauta. A reunião durou das 8h30 às 12h30, com uma pequena pausa para um lanche com pães delícia, bolos e suco, fornecidos pelo Parque das Dunas. O próximo encontro do grupo de conselheiros está programado para 8 de julho de 2012, em lugar ainda indefinido. Na ocasião, será apresentada a segunda parte do estudo que beneficiará toda a APA Lagoas e Dunas do Abaeté.
Por Felipe Santana