O Parque das Dunas em parceria com a BIOFALCO – Falcoaria e Soluções Ambientais EIRELI, uma empresa brasileira, especializada em controle e manejo de fauna, que surgiu através da necessidade de execução de um trabalho ecologicamente correto com o uso de aves de rapinas legalizado pelo IBAMA e treinados por profissionais especializados, e em parceria com a UNIDUNAS – Universidade Livre das Dunas realizou neste sábado e domingo (09,10), o 1º curso de introdução a Falcoaria na sede do Parque das Dunas.
A Falcoaria é considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. A arte de treinar aves de rapina para a caça é uma atividade tradicional, como o falcão que evoluiu as presas para a captura do seu alimento e escapar do seu predador. Isso conduz ao testemunho do verdadeiro funcionamento da natureza e impõe ao falcoeiro o desafio de compreender o comportamento natural, tendo que desenvolver uma forte relação de sinergia com a sua ave.
Por fim, a falcoaria tem se mostrado muito eficiente na sua boa prática associada à educação ambiental. Essa cultura pode transformar as ações humanas em ambientes impactados pelo homem, atuando ainda como grande aliada em projetos de conservação e reintrodução de aves de rapina. Agregando valores e conhecimento, bem como incentivando a proteção do ecossistema como um todo, a falcoaria pode contribuir, a nível social, para um mundo mais sustentável.