Na tarde de hoje, 13 de junho de 2012, o Parque das Dunas recebeu a visita da Escola Municipal Maximiniano da Encarnação, do bairro de Mata Escura. Foram aproximadamente 40 crianças que vieram participar de uma trilha interpretativa no ecossistema de dunas, lagoas e restinga do Abaeté.
O passeio foi acompanhado por Adriana Soares, coordenadora do projeto Mais Educação, um programa do governo federal que trata de educação integral nas escolas. Na prática, os alunos participam, no turno oposto ao colégio, de oficinas e atividades extra-curriculares como música, teatro, entre outras. Adriana vibrou com a trilha. “Uma coisa diferente que os alunos não tem acesso costumeiramente, é ver ao vivo o que vêem nos livros. Reforça o aprendizado”, ressalta a coordenadora, que elogiou a riqueza da diversidade de flora no Parque.
Após a trilha, guiada pelos voluntários da UNIDUNAS Rodrigo do Carmo e Iranildo Paim, os jovens foram premiados com o receptivo ambiental de frutas do Parque das Dunas, além da distribuição de picolés para os alunos.
O passeio fez parte da II Jornada do Meio Ambiente, projeto da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) em parceria com a Universidade Livre das Dunas (UNIDUNAS). As visitas tiveram início na sexta-feira do dia 1 de junho de 2012 e se extendem até o dia 15 de junho de 2012. O objetivo da iniciativa é comemorar o dia do meio ambiente (5 de junho) inserindo cerca de 1500 alunos em um ecossistema natural, despertando a consciência das crianças e também dos professores sobre importância da preservação da natureza, além de promover a educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino.
Por Felipe Santana