A manhã chuvosa deste sábado não intimidou nenhum dos 20 adolescentes do projeto “Do esporte ao Mercado de Trabalho”, desenvolvido pela Fundação Cultural Pìerre Verger. Acompanhados dos pais e de educadores, os jovens conheceram o que há atrás das dunas de Praia do Flamengo.“Mostramos flores, aves, vegetação de restinga, lagoas, repteis e explicamos que preservando este ecossistema estamos contribuindo para uma melhor qualidade de vida de toda a nossa população”, explicou o presidente da UNIDUNAS, Jorge Santana.
Os alunos contemplados com o projeto fazem atividades regulares de esporte, cidadania, informática, português, manutenção de micro, além de conhecer em visitas guiadas, o mundo de trabalho em órgãos, instituições e empresas de vários ramos. A visita ao Parque foi especial e marcante para o aluno Gabriel Santana. “Sempre guardei o papel do salgadinho, nunca jogava o lixo no chão. Agora eu sei a importância de preservar também esta vegetação e quero voltar para fazer a trilha pesada”, contou o adolescente de 15 anos.
Segundo a diretora da Fundação Pierre Verger, Angela Lühning, o objetivo foi alcançado porque os adolescentes conheceram mais um local de trabalho e se sensibilizaram para a preservação da natureza. “Durante o passeio os meninos foram estimulados a discutir questões de meio-ambiente e se sensibilizaram para a importância de preservar”, concluiu.
Estiveram presentes também as irmãs de São Paulo, Priscila e Patricia Martins, que trouxeram os filhos. “Fiquei encantada com a preservação deste local. Voltarei com jogadores italianos aqui”, prometeu Priscila que trabalha para a FIFA. Mas não foi só ela que ficou encantada com o local, a diretora da Fundação Pierre Verger já pretende voltar às dunas no próximo sábado. “Nem todos os alunos puderam vir, voltarei na próxima semana e vou trazê-los”, revelou Lühning.
O projeto “Do esporte ao mercado de trabalho”, tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador (CMDCA).
Por Mariana Sena