Em épocas de festas como fim de ano e verão, o índice de veículos que encontramos dentro do Parque das Dunas aumenta. Talvez as pessoas não tenham consciência dos efeitos devastadores causados pelo trânsito de veículos nesse ambiente ou até mesmo ciência de que esta prática, principalmente dentro de APAs, é crime inafiançável.
O efeito e as conseqüências do trânsito de veículos nos sistemas de praias arenosas e restingas vêm sendo estudado ao longo das últimas décadas devido a preocupação da comunidade científica internacional com o impacto do trânsito de veículos off-road nas praias. Alguns estudos avaliam o impacto através do uso de fotografias aéreas, comparando-se as mudanças ocorridas no local ao longo do tempo, e outros sugerem métodos que tentem obter evidências de alterações físicas no meio (LOPES, et al., 2007).
Os principais impactos causados pelos veículos podem ser observados diretamente sobre a biota, causando a diminuição das áreas de distribuição ou ate o desaparecimento de espécies mais sensíveis que compõem a fauna local e a destruição de arbustos. Alem disso, o transito de automotores nesses ambientes causam serias alterações físicas no ambiente, comprimindo as camadas de areia e diminuindo a penetrabilidade da água e a circulação do ar (VIEIRA et al., 2004).
Referências:
1. Lopes, M. N.; Chaves, P. F.; San Martins, L. V.; Vieira, H. Estudo do Impacto Ambiental Sobre a Biodiversidade da Praia do Cassino Causado por Veículos Automotores. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu – MG.
2. Vieira, H.; Calliari, L. J.; Oliveira, G. P. de. O Estudo do Impacto da Circulação de Veículos em Praias Arenosas Através de Parâmetros Físicos: Um Estudo de Caso. ENGEVISTA, v. 6, n. 3, 2004, p. 54-63.
Texto:
Igor R. do Rosário
Vitor G. Santa-Rosa