Representantes dos moradores de Stella Maris e Praia do Flamengo ocupam a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador na sessão ordinária dessa segunda-feira (16/12), às 15h, para expor as deficiências da região nas áreas de segurança e infraestrutura. Eles pedirão o apoio dos vereadores para intermediar uma audiência com o prefeito ACM Neto, cujo pedido foi protocolado no início de novembro, após manifestação que levou centenas de pessoas às ruas de Stella.
No último sábado (14) pela manhã, a Ouvidoria da Câmara promoveu audiência pública na sede da Unidunas, em Praia do Flamengo, para discutir “Segurança e infraestrutura em Stella Maris e Praia do Flamengo”. A ouvidora-geral Aladilce Souza (PCdoB) classificou o encontro como extremamente produtivo e combinou a realização de uma nova audiência, em data a ser definida, desta vez na área do Loteamento Petromar. Ela pediu ao ex-vereador Sandoval Guimarães, diretor da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil de Salvador, que interceda junto aos órgãos competentes para o encaminhamento das reivindicações.
Abaixo-assinado
Em nome da Comissão de Moradores, Luiz Cayres Tunes entregou a Aladilce e Sandoval cópias do abaixo-assinado, com 4.131 adesões, protocolado em outubro na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). O documento pede ao governo a inclusão das praias do Farol de Itapuã, Pedra do Sal, Stella Maris e Praia do Flamengo no projeto de revitalização da orla de Salvador, que encerra em Itapuã.
Entre as providências práticas que a Ouvidoria assumiu o compromisso de encaminhar, destaque para o ofício à Secretaria de Segurança Pública para que as operações, reforçadas após a mobilização dos moradores, sejam mantidas (inclusive após a Copa do Mundo), bem como a agilização da instalação de câmeras de monitoramento, já autorizada pela SSP; e pedido de visita técnica ao bairro do setor de iluminação pública da prefeitura.
O presidente da Unidunas, Jorge Santana, colocou a sede da entidade à disposição da Guarda Municipal para ser utilizada como apoio para as operações na região. Segundo Anderson Basílio, da GM, a falta de sanitários e bebedouros dificulta a ação dos agentes nas praças e outras áreas dos bairros.
A PM foi representada pelo capitão Luciano Silva, subcomandante da 15ª CIPM, que aconselhou os moradores a se associarem ao Conselho de Segurança de Itapuã, que já está completando 10 anos de atividade, em vez de iniciar um processo de constituição de novo conselho. Ele disse que conta com um efetivo de apenas 174 para dar cobertura a toda a área de Patamares a Ipitanga, mas que tem adotado algumas soluções para driblar essa deficiência. O capitão parabenizou os moradores e a Ouvidoria pelo evento, frisando a importância da interação com a comunidade.
A Coelba foi representada na audiência por Fernando Machado, gestor da Unidade de Atendimento em Salvador. O vereador Sílvio Humberto (PSB) também enviou representante, que garantiu o apoio dele na Câmara às reivindicações dos moradores.
Fonte: Tribuna da Bahia
Clique aqui e confira fotos da audiência