Durante a 23º Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, que aconteceu no dia 28 de novembro de 2013 na Reserva Natural Vale – Espírito Santo, o Parque das Dunas foi aclamado como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA.
Neste momento estavam presentes representantes de 17 Estados brasileiros pertencentes à RBMA e demais convidados, totalizando 24 membros votantes. Depois da apresentação sobre a estrutura, preservação e desenvolvimentos do Parque das Dunas, demonstrando e ratificando que se enquadra nas três funções básicas da RBMA: proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica, o Parque das Dunas obteve 23 votos favoráveis e apenas uma abstenção.
Em seqüência, no primeiro trimestre do ano de 2014 o Parque das Dunas receberá das mãos do Presidente do Conselho Nacional da RBMA, Sr. Clayton Lino o título de Posto Avançado, em cerimônia solene.
Mas o que é um Postos Avançado e o que faz uma instituição ser reconhecida como tal?
Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica gerida por um Conselho Nacional, formado por representantes de instituições públicas, de organizações da sociedade civil e da população residente. Para ser um Posto Avançado, aprovado pelo Conselho, é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva nos campos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.
Este momento reflete no reconhecimento dos trabalhos realizados pelas instituições que são reconhecidas como postos avançados em busca da continuidade e multiplicação das suas ações.
Hoje a Bahia é o estado que mais tem postos avançados, sendo quatro destes na região do Litoral Norte (Reserva Sapiranga, Instituto Baleia Jubarte, Parque Sauípe e hoje o Parque das Dunas), fruto do trabalho desenvolvido pelo Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral Norte do Estado da Bahia – SCRBMA-LN.
RBMA
A Reserva da Biosfera é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, com tais objetivos básicos: preservação da diversidade biológica, desenvolvimento de atividades de pesquisa, monitoramento ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações, reconhecida pelo Programa Intergovernamental “O Homem e a Biosfera – MAB”, estabelecido pela UNESCO – organização da qual o Brasil é membro.
Há cerca de cinco anos foi criado o Colegiado Mar da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela compreensão de que todos os ecossistemas, entre os quais a Mata Atlântica, os manguezais, as restingas e o ambiente marinho são interdependentes. É neste contexto que o Instituto Baleia Jubarte, por exemplo, ganhou o Prêmio Muriqui de Conservação Ambiental em 2011 e agora foi eleito Posto Avançado.
O Parque das Dunas é uma Unidade de Conservação Municipal criado através da Lei Nº 22.507 de 23 de dezembro de 2011, localizado no município de Salvador, dentro da Área de Proteção Ambiental – APA Lagoas e Dunas do Abaeté. De grande beleza cênica, em seus 600 hectares de preservação comporta uma rica diversidade biológica, associada a um sistema lagunar composto de 12 lagoas o qual representa o último remanescente de dunas, lagoas e restingas de Salvador, incluindo restingas arbustivas e arbórea alem de um belo remanescente de floresta ombrófila densa.
Tudo isso é administrado pela Unidunas (Universidade Livre das Dunas). “Essa conquista fortalece ainda mais a nossa área, estamos muito felizes”, afirma Jorge Santana, presidente da instituição. “Que ainda aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que acreditaram no trabalho, que está a 18 anos protegendo e conservando os últimos remanescentes de dunas, lagoas e restingas do município de Salvador. Este título é a vitória na nossa capital baiana e de todos os soteropolitanos,” Afirmou o presidente Jorge Santana.